quinta-feira, 31 de março de 2011

Orientação Educacional proporciona troca de experiências.

           Com o objetivo de promover estudos de temas relevantes ao trabalho da Orientação Educacional e o acompanhamento do desenvolvimento pedagógico das Unidades Escolares, a Coordenação de Orientação Educacional do Departamento de Desenvolvimento do Ensino proporciona, quinzenalmente, a troca de experiências dos profissionais nesta área através da Formação Continuada.
Os encontros acontecem em dois horários: 9h ou 14h, na Casa do Futuro, nas seguintes datas:
  • 15 e 29 de março 
  • 12 e 26 de abril
  • 10 e 24 de maio
  • 14 e 28 de junho
  • 09 e 23 de agosto
  • 13 e 27 de setembro
  • 18 e 25 de outubro
  • 22 de novembro
  • 06 de dezembro


   Obs.: No dia 18 de outubro acontecerá o II Encontro de Especialistas em Educação do Município de Araruama.

Coordenação: Adelir Santos Costa da Silva.



Segue fotos de encontros anteriores:















terça-feira, 29 de março de 2011

Fim de semana com teatro, música e serviços.

           O último fim de semana, em Araruama, foi recheado de opções. Atrações culturais e serviços gratuitos encantaram os amantes da cultura. Em 25/03 (sexta-feira), aconteceu o Encontro com Escritores Araruamenses, às 15 horas, na Biblioteca Municipal, na Praça Antônio Raposo, no Centro. O evento integrou a programação em homenagem ao mês da mulher, que prosseguiu no sábado com o II Encontro de Mulheres, das 7h30 às 18 horas, também na Praça, com vários stands oferecendo serviços gratuitos às mulheres com expedição de documentos, exames, atividades preventivas e muito mais.
Das 9 às 17 horas o fotógrafo Érico Hiller expôs seus trabalhos no Salão Iconográfico com o tema “Desespero à Dignidade”. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 3 de abril. Quem optou pelo teatro curtiu o espetáculo “Abadia contra o Bafo Astral”, no Teatro Municipal. Os amantes do esporte também tiveram opção: às 18 horas, na Concha Acústica, aconteceu o Encontro Feminino de Capoeira. A programação foi encerrada com a Banda Insight, com o Show Projeto Espaço Aberto, na Praça Antônio Raposo.

Núcleo de Atendimento ao Educando com Novas Instalações.

            Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) retorna as suas atividades normais no 3º Distrito (São Vicente de Paulo), provisoriamente no mesmo local: Igreja Tabernáculo de Nova Vida. 
            Em abril de 2011, o 3º Distrito contará com as novas instalações para melhor atender ao público.
            Sob a coordenação da professora Claudia Alves Siqueira, a equipe é composta por psicóloga, psicopedagoga, fonoaudióloga, psicomotricista,ortopedista, assistente social e professor de educação física.
             O projeto tem por objetivo dar assistência e atendimento aos alunos da Rede Pública Municipal do 1º segmento do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 14 anos, que apresentam dificuldades de aprendizagem e distorção/ano escolar.
             Os atendimentos acontecem de 2ª a 6ª feira de 9 às 17h.



 Equipe do NAE.
 Atendimeto com o professor de Educação Física.
 Atendimento com a Psicomotricista.
Atendimento com a Ortoptista.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Reunião com Diretores de Escolas do Campo e de Período Integral.

   A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Vera Maria Figueiredo presidiu, junto com a equipe do Ensino da SEDUC, no dia 22 de março de 2011 uma reunião para os diretores das escolas do campo e de período integral.
   A reunião teve como objetivo discutir as práticas pedagógicas a serem utilizadas pelos professores que atuam em escolas localizadas no campo.
   Através da projeção de um DVD apresentando uma mesa redonda que reúne profissionais e representantes do Grêmio Estudantil do Estado do Paraná, foi aberto um debate para a troca de experiências, assim com o novas propostas para este segmento.

terça-feira, 22 de março de 2011

Reunião para a elaboração do 58º Fórum de Dirigentes Municipais do Rio de Janeiro.

   A Coordenadora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/Baixadas Litorâneas),  Secretária Municipal de Educação e Cultura de Araruama Vera Maria Pinto de Figueiredo, preside reunião no salão de eventos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama para dirigentes municipais de educação.
   O objetivo da reunião foi a elaboração do 58º Fórum de Dirigentes Municipais do Rio de Janeiro que terá como tema "Construindo uma Educação Contínua e com Qualidade para Jovens e Adultos".
   O fórum acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 05 e 06 de abril de 2011. 





MEC convida Prefeito e Secretária de Educação para solenidade em Brasília.

   Prefeito André Monica e Secretária Municipal de Educação e Cultura Vera Maria Figueiredo são convidados para a solenidade de Inauguração de 54 Unidades e Assinatura dos Termos de Compromisso com 419 Municípios para a construção de 718 novas Unidades de Educação Infantil no âmbito do programa Pró-infância, com recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
   O evento terá a participação da Excelentíssima Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff.
   André Monica e Vera Maria participarão do evento que acontecerá no dia 24 de março de 2011, quinta-feira, às 10 h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília.

Programação Prevista:

 * 10 h - Assinatura dos Termos de Compromisso com os 419 municípios.
 * 11 h - Solenidade de Inauguração das 54 Unidades de Educação Infantil e anúncio da construção das 718 novas unidades.

Programação Alusiva ao "Dia Mundial da Água".

Tema: Águas de Araruama 

1 - Visita de alunos de tempo integral à Estação de Tratamento Águas de Juturnaíba na semana de 21 a 25 de março de 2011.
2 - Celebração alusiva ao Dia Mundial da Água.
 *Data: 24/03
 *Local: Teatro Municipal de Araruama
 *Horário: Início-14h   Término-16h


Abertura

 *Fundamentação
 * Vídeo (1) Carta de 2070
 *Vídeo (2) Lagoa de Araruama

Palestra

Tema: Captação, Tratamento e Distribuição de Água no Município de Araruama.
Palestrantes: Haroldo Cerqueira e Rogério Borges Marins (Técnicos da Empresa Água de Juturnaíba)

Encerramento

Agradecimentos
Músicas relacionadas ao tema


Maiores informações com Zilma (Setor Projetos Especiais).


Datas das Escolas Interativas para 2011.

Datas das Escolas Interativas que não aconteceram em 2010.


E.M. Profª Célia Castanho - 16/04
E.M. Sylvia Vasconcellos - 21/05
E.M. João Brito de Souza - 11/06
E.M. Luiz Antunes - 09/07
E.M. André Gomes - 20/08
E. M. Tenente Agostinho Alves de Mello - 17/09

As ações e datas das Escolas Interativas de 2011 estão inseridas no calendário escolar. 

Datas Previstas no Calendário.
14/05
02/07
13/08
22/10

Maiores informações, procurar Fátima Marinho (Fatinha) na SEDUC Araruama

sexta-feira, 18 de março de 2011

Visitação Ecológica Une Teoria e Prática.

   Com o objetivo de apresentar a diversidade de ecossistemas de Araruama, potencializando o ecoturismo, um grupo de professores monitorados por Erasmo Carlos e Izabel Araújo (biólogos) e Eliane Pinto (turismóloga), embarcaram em uma aventura de descobertas ecológicas. No roteiro, estavam a Lagoa de Juturnaíba, o Sítio Arqueológico de Morro Grande e a Restinga de Massambaba.
   Além da visitação, foram discutidas questões como a fragilidade da lagoa e a necessidade de um projeto para preservá-la e a importância do ecossistema para a biodiversidade.


Alfaletrando é implantado no município.

    Unindo a proposta de alfabetização e letramento é lançado no município o programa Alfaletrando, visando o trabalho com a diversidade de textos e leitura literário.
    Os professores de 1º ciclo receberam na III Jornada Pedagógica as informações necessárias para a implantação do programa, que terá acompanhamento quinzenal em cinco polos distribuídos no município.



GESTAR II

O GESTAR II é um programa de Gestão da Aprendizagem Escolar.
O objetivo deste é orientar para a criação de uma nova escola, que contemple a complexidade do mundo contemporâneo articulando-o com a educação de nossos alunos. Uma escola mais democrática e amorosa, que vise à autonomia e a realização pessoal de cada aluno e que, ao mesmo tempo, tenha como horizonte a justiça social, a felicidade e a emancipação da humanidade.
O GESTAR II beneficia as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Os participantes recebem 19 livros para facilitar o trabalho do professor. A carga horária é de 300 horas distribuidas entre os encontros presenciais e atividades realizadas com os alunos, na escola.
Em Araruama, o GESTAR II de Língua Portuguesa teve início no dia 16 de março de 2011 e seus encontros acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, das 14h às 17h, na Escola Politécnica.
Educadores que atuam com Língua Portuguesa e desejam participar, façam contato para garantir a sua participação.