segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fórum da UNDIME tem presença de Araruama


Foi realizado nos dias 05 e 06 de abril de 2011 o 58º Fórum Estadual da  União de Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, no salão de convenções do Royal Rio Hotel, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do Município de Araruama representada pelas professoras Vera Maria Pinto de Figueiredo, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Carla Adriana Marchon, Subsecretária de Educação, Lycia Helena Porto Gomes, Diretora do Departamento do Desenvolvimento de Ensino da SEDUC e Dayse Mara Datloff, Assessora Técnica da SEDUC.
Figuraram da pauta temas como Educação de Jovens e Adultos – EJA, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente e Reflexões sobre o Censo Escolar.
No dia 06 de abril houve eleição da nova diretoria da UNDIME para o biênio 2011/2012, sendo reeleito para Presidente José Adilson Prioli, Secretário de Educação de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana e, para Coordenadora Regional das Baixadas Litorâneas a Professora Vera Maria Pinto de Figueiredo, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Araruama.

Presença do Município de Araruama no Seminário Nacional – Plano Nacional de Educação – PNE.


O município de Araruama foi representado no “Seminário Nacional PNE” ocorrido em Olinda, nos dias 07 e 08 de abril de 2011, no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Professora Vera Maria Pinto de Figueiredo e a Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Ensino, Professora Lycia Helena Pôrto Gomes participaram do evento cujo objetivo foi debater sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e suas repercussões nas políticas dos sistemas de ensino. Além de mesas-redondas sobre o tema em questão, houve palestras de educadores renomados como o Professor Miguel Arroyo da Universidade Federal de Minas Gerais, o Professor Pedro Demo da Universidade de Brasília, além do Professor Carlos Augusto Abicalil, Secretário de Educação Especial do Ministérui da Educação e Cultura (MEC).
Também tiveram destaque os painéis que trataram da Formação Continuada de Educadores como exigência profissional, no contexto do PNE e das contribuições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB para um Ensino de Qualidade.

SEDUC nas Ondas do Rádio.


     A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama tem espaço aberto às terças-feiras, das 9 às 10 horas, no programa Araruama Informa, apresentado por Jonathan Figueiredo, na rádio Costa do Sol.
     Neste espaço, a SEDUC apresenta algumas de suas ações para a ampliação das possibilidades dos educadores na realização do trabalho em sala de aula nas escolas públicas municipais de Araruama.
    No dia 19 de abril, o Studio da Rádio Costa do Sol, 560 AM – Programa Araruama Informa – receberá Lycia Porto, Chefe do Departamento de Ensino e Márcia Caldeira, responsável pala Educação Infantil. O programa abordará o I Seminário de Educação Infantil, que aconteceu em 13 de abril de 2011.

Reunião do Conselho Municipal de Educação (CME).


     Aconteceu hoje mais uma reunião do Conselho Municipal de Educação (CME). O assunto de hoje foi a “Aprovação das Diretrizes do Campo – do Município de Araruama: um grande passo na valorização dos moradores do campo, buscando garantir uma educação de qualidade a todos”.
     A reunião teve como mediadora a Secretária Municipal de Educação e Cultura de Araruama, Vera Maria Pinto de Figueiredo.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Educação Musical – Uma Realidade nas Escolas.

      O município de Araruama já introduz os moldes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 no que diz respeito ao ensino da Arte nas quatro linguagens (música, dança, teatro e artes visuais).
      A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama, através do Departamento de Desenvolvimento do Ensino/Implementação de Educação Musical, vem disponibilizando material de suporte para discussão e planejamento dos professores, após a realização do “I Encontro de Educação Musical”, no ano de 2010, quando foram discutidas as referências pedagógicas e legais dessa implementação.
      Acompanhe nossas postagens e saiba mais sobre o funcionamento do trabalho nas escolas.


Programa Mais Educação.


Em parceria com o governo federal, o Programa Mais Educação visa implantar a educação de tempo integral nas escolas, integrando ao currículo escolar atividades artísticas, culturais e esportivas. Este programa atende principalmente aos alunos em distorção de idade e série e está estruturado em 10 escolas do município: João Brito de Souza, Profª Célia Castanho Jardim, Antônio Andrade Müller, André Gomes dos Santos, Profº Darcy Ribeiro, Margarida Trindade de Deus, Profº Pedro Paulo B. Pimentel, Profº Raymundo M. Camarão e Prefeito Altevir P. Vieira Barreto. Visando acrescentar à prática dos formadores, o Mais Educação promoverá oficinas para aprimoramento do trabalho realizado nas escolas.
Seguem informações:
  • 27 de abril, no Salão de Eventos da SEDUC Araruama.
9 horas.
Oficinas: futebol, vôlei, futsal, basquete de rua, handbol, capoeira, judô, karatê, hip-hop, ginástica rítmica, natação e dança.

14 horas.
Oficinas: letramento, matemática, prevenção à saúde, agenda 21, direitos humanos, laboratório e horta escolar.

  • 05 de maio, no Salão de Eventos da SEDUC Araruama.
9 horas.
Oficinas: fotografia, vídeo, rádio escolar, jornal escolar, teatro, percussão, grafite, pintura, escultura e xadrez.