terça-feira, 31 de maio de 2011

I I Encontro com Merendeiras

No dia 15 de junho de 2011, das 9h às 17h, acontecerá o II Encontro de Merendeiras.
O evento será realizado na Faculdade União Araruama de Ensino (UNILAGOS), situada na Rua Marechal Castelo Branco, 333 - Centro/Araruama.
Aguardem maiores informações.

SEDUC nas ondas do rádio, com Orientação Educacional

O SEDUC nas ondas do rádio de hoje contou com a presença de Adelir Costa, Coordenadora de Orientação Educacional desta instituição. Adelir tirou dúvidas sobre as atribuições da Orientação Educacional (OE) nas Unidades Escolares e esclareceu sobre a importância deste trabalho para a vida escolar do aluno.

Entre as atribuições do OE, comentou Adelir, estão detectar os problemas comportamentais dos alunos e trabalhar para sanar estes problemas. Falou também sobre a importância da parceria da família com a escola para o bom desempenho e desenvolvimento do aluno, deixando o apelo para que os pais estejam mais presentes na vida escolar de seus filhos.

Pais e responsáveis, caso precisem de orientação, procure a direção de sua escola.

Agradecimentos aos leitores

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama agradece, através da Secretária Vera Maria Figueiredo e da Subsecretária Carla Marchon, a participação de universidades públicas e particulares, de escolas, de diretores, de professores, de pais, alunos e comunidade, que visitam e acompanham o trabalho realizado pela SEDUC, através de nossos materiais de divulgação.
Com pouco mais de dois meses de existência, o seducararuamaoficial.blogspot.com chega, neste momento, a marca de 2.100 acessos. Esperamos que este número possa crescer a cada dia, mas para isso, contamos com a sua participação.
E vem aí uma novidade: alguns participantes de nossas mídias terão seus comentários lidos e perguntas respondidas na Rádio Costa do Sol, Am 560, no programa de terça-feira - Araruama Informa, das 9h às 10h, com espaço fornecido à Educação.
Não deixe de participar do Twitter, @seducararuama, e do Facebook, Seduc Araruama para se manter informado de nossas ações.

Professores recebem orientações sobre Educação Musical

Atenção aos educadores de Arte, Língua Portuguesa e disciplinas afins: todas as quartas-feiras ( manhã e tarde), a coordenadora de Educação Musical Jane Pessanha, estará na Casa do Futuro para tirar dúvidas e prestar informações a respeito da educação musical no currículo escolar.
Os interessados deverão agendar pelo e-mail janepecanha@hotmail.com ou pelo telefone (22)98198393.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

I Seminário de Educação Especial

No dia 04 de junho de 2011, no Teatro Municipal de Araruama, acontecerá, das 8h às 12h e 30, o I Seminário de Educação Especial, com o tema Refletindo sobre a Educação Inclusiva”.

Palestrarão para os educadores da Rede Pública Municipal de Araruama

Mônica Rigó, que falará sobre "A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” e Hellen Azevedo “O atendimento Educacional Especial em Sala de Recursos”



Festa Junina será comemorada coletivamente em Araruama

Anualmente os municípios comemoram, nos meses de junho as Festas Juninas. Devido a repercussão que estas festas vieram ganhando ao longo dos anos, estenderam suas comemorações para o mês de julho (Festa Julina), e ainda há lugares que as realiza no mês de agosto (Festa Agostina). Mas... como surgiram?
Na verdade, muitos tentam explicar o motivo destas comemorações, mas a explicação mais famosa é que surgiu na Europa, em função das festividades católicas que ocorrem durante estes meses: São João, São Pedro e Santo Antônio. Nos conta a história que anteriormente era chamada de Festa Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Neste ano, Araruama pretende fazer grandes Festas Juninas Distritais. Acompanhe o calendário abaixo e não deixe de participar.

1 º Distrito –



Local: Praça Antônio Raposo ( escolas do 1º e 5º distritos);



Data: 18 de junho


Horário: 18 horas.



2º Distrito



Local: Casa da Cidadania – Morro Grande (todas as escolas do 2º distrito)



Data: 1º de julho


Horário: 18 horas.



3º Distrito


Local: Praça de São Vicente ( escolas do 3º distrito)


Data: 15 de julho
Horário: 18 horas.



4º Distrito


Local: Praça Escola


Data: 09/07 (Sábado Interativo)



Ø O Sábado Interativo que seria no dia 02/07, passará para o dia 09/07 – cada escola poderá fazer sua Escola Interativa no formato de Festa Junina




Apresentação Cultural da Festa





Ø Forró



Ø Quadrilhão Country



Ø Quadrilhão Forrozado



Ø Casamento na Roça





Comidas e Bebidas (Barracas)





Ø Doces



Ø Caldos



Ø Churrasquinho e Salsichão



Ø Bebidas Caip Fruta sem álcool



Ø Milho Cozido, pamonha e cural



Ø Angu









Orientadores Educacionais e Conselho Tutelar - desafios e parceria

Em 24 de maio de 2011, na Casa do Futuro, às 14 horas, aconteceu mais um encontro de Orientadores Educacionais. Estes acontecem quinzenalmente e trazem temas diferentes para atender as peculiaridades de cada Unidade Escolar, através dos profissionais participantes.

Desta vez, a convite da coordenadora de Orientação Educacional, Sra. Adelir Costa, o encontro contou com a presença do Conselho Tutelar, (Órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente).

A Presidenta do Conselho Tutelar, Sra. Maria da Penha Bernardes e o Conselheiro Tutelar Sr. Rodrigo Ramalho, trataram, entre os assuntos, de esclarecer as atribuições do Conselho Tutelar e quando os casos ocorridos nas escolas devem ser encaminhados para o órgão responsável.

Outro assunto não menos importante foi o preenchimento correto da Ficha de Encaminhamento do Aluno Infrequente (FICAI), que precisa conter informações precisas para que se chegue até o encaminhado, a fim de resolver a situação solicitada.

O Conselho Tutelar do município de Araruama se coloca a disposição para resolver assuntos que o competem.




Conselho Municipal de Educação reúne seus membros

      Nesta segunda-feira, 30 de maio de 2011, às 9 horas, o Conselho Municipal de Educação esteve reunido para tratar de assuntos relevantes ao ensino no município de Araruama.
      Presidida por Vera Maria Pinto de Figueiredo, a reunião teve, entre outros assuntos, "A Imparcialidade Religiosa", tema muito coerente a ser discutido atualmente, já que pode gerar discórdia, caso não seja abordado de forma correta.
      Saiba mais sobre este e outros assuntos no Facebook: Seduc Araruama.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEDUC oportuniza a participação de educadores no Congresso de Turismo

Os educadores da Rede Pública Municipal de Araruama, que participam da Formação Continuada de Estudos Turísticos, estão convidados a participar do Congresso de Turismo que acontecerá no dia 19 de outubro de 2011, no Rio Centro, localizado na Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.
No ano de 2010, a SEDUC Araruama participou do evento levando um ônibus com educadores. Em 2011, devido a demanda, a pretenção é levar dois ônibus, para oportunizar que mais pessoas participem do evento.
Não perca os cursos de formação continuada oferecidos pela SEDUC.
Em breve, divulgaremos maiores informações sobre este e outros eventos.



Turismo Pedagógico

A equipe do Departamento de Desenvolvimento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama, através da coordenação de Turismo, por Eliane Araújo Pinto, vem realizando “Turismo Pedagógico” com alunos e educadores da Rede Pública Municipal, a fim de que possam vivenciar o que é trabalhado em sala de aula, no que diz respeito ao turismo e ao meio ambiente.
O projeto consiste na realização de roteiros turísticos, conscientizando da importância da preservação do meio ambiente e apresentando o município de Araruama com um olhar de possibilidades de sustentabilidade.
Entre os locais pautados para a visitação estão Lagoa de Juturnaíba, Escolas Públicas Municipais, Prefeitura, Câmara Municipal, Museu Arqueológico, Náutico, Barbudo, Orla de Iguabinha, Praia Seca, Praça Menino João Hélio, Casa de Cultura.
Além de conhecer e aprender a preservar, os alunos recebem um delicioso lanche antes do retorno à escola.
As visitas acontecem todas as segundas e sextas-feiras, em dois horários: das 8h às 11h 30 e das 13h às 16h 30.
Os professores e diretores que estiverem interessados em agendar o “Turismo Pedagógico” para levar seus alunos deverão comparecer na Formação Continuada de Estudos Turísticos que acontecem na Escola Politécnica e no Salão de Eventos da SEDUC, de acordo com a tabela abaixo.

Data
Horário/Local
15/06
14h30 – Escola Politécnica
18h30 – Salão de Eventos SEDUC
17/08
14h30 – Escola Politécnica
18h30 – Salão de Eventos SEDUC
21/09
14h30 – Escola Politécnica
18h30 – Salão de Eventos SEDUC
09/11
14h30 – Escola Politécnica
18h30 – Salão de Eventos SEDUC

Não deixe de participar!