quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pro-Letramento retoma as suas atividades

O Pró-Letramento retoma as suas atividades no mês de agosto. Os encontros permanecem na Escola Municipal Nair Valladares, às 18 horas. Neste mês, acontecerão todas as quintas-feiras.

Reiteramos que no encontro de 11 de agosto faremos a formação “Analisando os Descritores da Provinha Brasil.” Você que não é cursista também pode participar.

Maiores informações:

apbsbio@hotmail.com – Formadora Ana Paula Barbosa

Atenção ao calendário do Alfaletrando

Após o período de recesso, as atividades do Alfaletrando retornam com força total.

Segue o calendário para as formações que acontecem na Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa.

Mês

Data

Horário

Agosto

25

9 e 14

Setembro

22

9 e 14

Outubro

07 e 28

9 e 14

Novembro

11

9 e 14

Maiores informações:

apbsbio@hotmail.com – Formadora Ana Paula Barbosa

quarta-feira, 27 de julho de 2011

É hoje - Você não Pode Perder

Hoje, no Teatro Municipal de Araruama haverá uma belíssima apresentação de Capoeira e Danças Afrobrasileiras.

Início: às 20 horas

Direção: Mestre Cavalo

Você não pode ficar fora dessa!

NAE agora com dois pólos de atendimento

No último dia 25 de julho, a casa do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) de São Vicente de Paula foi inaugurada. Embora já funcionasse desde setembro de 2010 no espaço cedido pelo pastor Edson Franklin, na Igreja Tabernáculo de Nova Vida, agora o espaço é exclusivo para a realização do trabalho.

Em 2009, o programa começou a tomar forma através do Departamento de Gestão Escolar, dirigido por Odílio Fabrício Filho, que no evento falou sobre as boas mãos que assumiram o projeto, referindo-se a Dircéa Peixoto de Oliveira responsável pelo funcionamento do trabalho no município.

Entre agradecimentos e lágrimas, Cláudia Siqueira, coordenadora do projeto no distrito de São Vicente de Paula, falou sobre o desejo de estruturar um local de atendimento aos alunos e a concretização de um sonho.

O NAE agora tem sedes em dois distritos: em Araruama na Rua Protógenes Guimarões, S/Nº - Outeiro, atendendo os distritos de Araruama, Iguabinha e Praia Seca e em São Vicente de Paula, próximo a praça. O distrito de Morro Grande em breve terá sua própria sede.

As escolas podem e devem encaminhar seus alunos que tenham necessidade de um trabalho diversificado, com problemas de déficit de aprendizagem e distorção idade/ano escolar, através do Orientador Educacional, que fará um parecer e encaminhará ao NAE. Mediante agendamento, as escolas de difícil acesso contarão com uma viatura cedida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura que conduzirá os alunos para avaliação e posterior tratamento, pelos técnicos, caso seja necessário.

Hoje o Núcleo de Atendimento ao Educando conta com psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, assistente social, professor de Educação Física, psicomotricista e ortoptista para melhor atender a população.

Atenção à Chamada Pública da EJA

Está chegando o dia em que sociedade civil, líderes religiosos, clubes de serviços, secretários municipais, vereadores, Organizações não Governamentais estarão reunidos com o prefeito de Araruama André Luiz Mônica e Silva e a secretária de educação Vera Maria Pinto de Figueiredo para tratar de assuntos relacionados a Educação de Jovens e Adultos do município.
O Encontro será no dia 03 de agosto de 2011, às 15 horas, no Teatro Municipal de Araruama.
Você está convidado a participar de mais esta ação da Prefeitura Municipal de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Processo de Seleção de Tutores - Gratuito

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense - UFF faz saber que serão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Tutores, na modalidade Presencial e a Distância, dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Novas Tecnologias no Ensino de Matemática-NTEM e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância-PIGEAD, a ser realizado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, na forma da presente Chamada Pública.
Mais informações no blog da Casa do Futuro.

www.casadofuturoead.blogspot.com

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nossas Mídias

Para você que quer estar informado das atividades e realizações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama indicamos que nos sigam também no "Twitter - @seducararuama" e nosso "facebook - Seduc Araruama ou pelo e-mail comunicacaoseducararuama@gmail.com".

Aguardamos o seu contato e, desde já, seja bem vindo!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

II Seminário de Educação do Campo

Todos os educadores que atuam nas escolas localizadas na área rural de Araruama estão convidados a participar do II Seminário de Educação do Campo.

O evento iniciará às 18 horas do dia 11 de agosto, na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e no dia 12 de agosto os educadores participarão de oficinas realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama e convidados. As oficinas serão realizadas na Escola Municipal Pedro Paulo de Bragança Pimentel e no Anexo Pedro Paulo.

Não deixe de participar! Maiores informações:

comunicacaoseducararuama@gmail.com

IV CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL

O Senado Federal está iniciando o “IV CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL”! O Concurso de Redação é um projeto de periodicidade anual, voltado para os alunos com idade de 16 a 19 anos, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas estaduais ou do Distrito Federal. Já em sua 4ª edição, lança o tema “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”, um convite à reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.

Você que é aluno de escola pública estadual não pode ficar fora dessa. Convide seus colegas e professores para participar. Você que é professor leve esta proposta para seus alunos e não deixe de participar.

Maiores informações visite o blog da Casa do Futuro www.casadofuturoead.blogspot.com

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mais uma formatura do PROERD

No dia 13 de julho de 2011, mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD realizará a sua formatura.

917 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sairão diplomados da Igreja Internacional da Graça. O evento, que iniciará às 8 horas, terá presença garantida dos pais, responsáveis, diretores, professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O PROERD atua com aulas práticas e teóricas e orienta os alunos quanto aos males que a droga pode causar, tanto ao usuário quanto a sua família e amigos.

Em Araruama o PROERD é aplicado pelo Sargento Gilmar, Cabo Jussara, Soldado Daniele e Soldado Davi, que pertencem ao 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com atuação no Município de Araruama.

A equipe de tutores trabalha desde 2009 na formação, que forma em média 1.800 alunos por ano, em duas turmas. Desde a primeira edição, já formou de 3.600 alunos.