quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Chegou o dia do II Encontro de Gestores da Rede Municipal de Ensino

Desde às 8 horas os gestores educacionais de Araruama estão reunidos no Teatro Municipal para o II Encontro de Gestores da Rede Municipal de Ensino. Este ano o evento traz como tema “Gestão Compartilhada: unindo os laços e entelaços do saber. Na abertura oficial do evento, estiveram presentes o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Cláudio Peroca – Peu, o Secretário de Governo, Marcelo Amaral, Além das anfitriãs Vera Maria, Secretária de Educação, Carla Marchon, Subsecretária de Educação, Lycia Porto, Chefe do Departamento de Ensino e Ivete Barroso, Chefe do Departamento de Administração. Em seu discurso Vera incentiva o aperfeiçoamento do gestor e o compara a um maestro, responsável por afinar sua orquestra e dar o encaminhamento certo a cada um dos componentes. O que ilustrou com a belíssima apresentação do grupo de flautistas da E. M. João Brito de Souza. Esta parte do evento fechou com a palestrante Lia Faria, que falou aos 150 participantes sobre “O perfil do gestor educacional no século XXI”. Defendeu ainda a importância de uma gestão democrática e comprometida com o trabalho que realiza, não apenas como reprodutores de uma educação para futuros brilhantes. “A escola não existe para formar para o sucesso, mas para formar cidadãos”, comentou Lia. E ainda tem muito mais. O evento contará uma apresentação de percussão com alunos da E. M. Anônio Andrade Muller. Em seguida, palestrará o Professor Dr. Jailson dos Santos, com vasta experiência em gestão e encerrará com uma dinâmica, seguida de um delicioso café da tarde.

É mais um evento da Prefeitura Municipal de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para a melhoria do ensino público.

Nova escola Nairzinho será entregue à população

Nesta sexta-feira, às 10 horas, o prefeito de Araruama, André Mônica, e a secretária de Educação, Vera Maria Pinto de Figueiredo, estarão entregando à população o novo prédio da antiga Escola Municipal Nair Valladares 2, que foi totalmente reformado e ampliado, e passa a se chamar E.M. Orlando Dias Ribeiro. Localizada na Rua Prefeito Lamas Rabello, s/nº, Parque Mataruna, a escola possui, atualmente, 488 alunos divididos em dois turnos. Com esta reforma, segundo a secretária Vera Pinto, no próximo ano letivo a escola passará a abrigar mais de mil estudantes.

Construída em 1991 como anexo da E.M. Nair Valladares, o Nairzinho tornou-se uma escola independente em 1998. Mas, essa independência, não veio acompanhada de manutenção. E o resultado estava visível por toda a escola.

- O prédio do Nairzinho, assim como de outras escolas do município, estava numa situação muito ruim devido há anos de falta de manutenção. Então, já que tínhamos que mexer, aproveitamos para reformar e duplicar todo o espaço, oferecendo aos alunos um local mais seguro, mais confortável, com novas instalações que facilitarão o aprendizado e melhorarão a qualidade do ensino – comentou a secretária.

A escola, que tinha apenas um andar, 10 salas de aulas, uma quadra de esportes pequena e apenas três banheiros para atender aos alunos e funcionários, hoje tem dois pavimentos, e ganhou novos espaços. Com a nova estrutura, a escola passa a ter, no térreo, sala de professores e secretaria com banheiro, almoxarifado, gabinete de direção com banheiro, duas classes especiais com banheiro, dois grandes banheiros para alunos (um masculino e outro feminino), refeitório, cozinha, dispensa, área de serviço com tanque, oito salas de aula, sala de informática com equipamentos modernos e sala de OP e OE. Já no segundo pavimento foi construída uma sala multiuso, uma biblioteca, sete salas de aula e dois grandes banheiros para alunos (um masculino e um feminino). Além disso, a quadra de esportes também foi ampliada, e todo o prédio ganhou nova urbanização e iluminação.

- Será uma honra entregar este novo prédio à comunidade. Mas é importante lembrar que outras escolas estão recebendo a mesma atenção. Em fevereiro, por conta do aniversário da cidade, construímos a E.M. Edemundo Pereira de Sá Carvalho (São Vicente), reformamos e remodelamos a E.M. João Vasconcellos (Praça da Bandeira), e ainda reformamos, remodelamos e ampliamos as escolas João Nunes Pereira (Itatiquara) e Bruno Barreto Nametala (Morro Moreno) – comentou o prefeito André Mônica.

Além dessas escolas, várias outras, em diversos pontos de Araruama, também estão em obras. Entre as que estão em fase de conclusão, estão a Fazenda Japão, Creche Norma, Mário Buscema, Soledad e Ponta do Capim. Já a Moyses Ramalho está em fase de licitação, enquanto a Tenente Agostinho, Honorino Coutinho e André Gomes continuam em obra.

- Todas são escolas cujos prédios estavam em péssimo estado de conservação devido há anos de abandono, e oferecendo riscos aos alunos e profissionais da educação. A André Gomes, por exemplo, foi interditada pela Defesa Civil porque a estrutura estava ameaçando desabar. Antes que isso acontecesse, colocamos o prédio no chão e iniciamos uma grande obra, que praticamente vai duplicar o tamanho da escola, oferecendo vários novos espaços aos alunos, como sala de informática, por exemplo, e também aos professores. Com isso, conseguiremos melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino oferecido em nossa rede municipal – comentou a secretária Vera Pinto.