quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeitura inaugura reforma da Casa de Cultura

Prefeitura inaugura reforma da Casa de Cultura


Em 9 de dezembro, às 18h, a Prefeitura Municipal de Araruama vai entregar a reforma e restauração da Casa de Cultura, que ganhou o nome de José Geraldo da Conceição, o professor Caú. O prédio histórico foi sede da primeira “Prefeitura Municipal” e fica localizado na Praça de São Sebastião, no Centro.


A programação contará com inauguração dos Espaços de Arte em homenagem à arqueóloga Angela Buarque; da Oficina de Arte, em homenagem à tecelã Regina Righi; do Centro de Memória Cultural, em homenagem ao Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos, e da Pinacoteca Municipal, em homenagem à artista plástica Berta Antunes.


- Esta restauração é muito importante para o nosso município, pois estamos resgatando parte da nossa história. A Casa de Cultura é um espaço fundamental para valorização da cultura e dos nossos artistas locais – explicou o prefeito André Mônica.


O evento terá apresentação de música, dança, esquetes de teatro e exposições de artes plásticas e visuais. No mesmo dia será inaugurada a decoração do Natal 2011, com o acendimento das luzes decorativas. Os enfeites natalinos estão sendo confeccionados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com utilização de material reciclado, e estarão presentes nos cinco distritos da cidade.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Encerramento do projeto “Estrada para Cidadania” é realizado em Araruama

Foi realizado hoje (29), o encerramento do projeto “Estrada para Cidadania”. Idealizado pela concessionária CCR em parceria com as Secretarias de Educação das Prefeituras de Araruama, Rio Bonito, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, o projeto, este ano, começou no dia 13 de abril.

O evento homenageou professores e alunos que participaram do projeto. Durante o ano, os professores receberam treinamento da CCR e puderam trabalhar em sala de aula os temas “Educação para o Trânsito” e Educação Ambiental”, utilizando o material didático distribuído pela concessionária. Os alunos desenvolveram desenhos e escreveram cartinhas, que foram distribuídas para os motoristas que passaram pelo pedágio.

O aluno Fernando da Cruz Souza Júnior, da Escola Municipal João Brito, teve seu desenho escolhido como melhor de Araruama e o aluno Daniel Douglas Oliveira, da Escola Municipal Celina Mesquita Pedrosa, teve sua cartinha respondida pelo motorista e lida durante o evento.

- Este tipo de iniciativa é muito importante para os nosso alunos pois, desde cedo é importante que eles se preocupem com o meio ambiente e com a educação no trânsito – explicou Vera Pinto Figueiredo, secretária de Educação e Cultura.

Iniciado em 2002, o “Estrada para a Cidadania” tem o objetivo de preservar vidas, reduzindo cada vez mais os índices de acidentes no trânsito. Segundo representantes da concessionária, ao todo o programa já beneficiou mais de 1,2 milhão de alunos e 49 mil professores das redes públicas próximas a rodovias administradas pela CCR no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para este ano a previsão era orientar 8.810 estudantes e capacitar 364 professores do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental das quatro cidades atendidas na Região dos Lagos, com realização de atividades dentro dos temas “Educação para o trânsito” e “Educação Ambiental”.

A solenidade de encerramento contou com a participação de Paula Pêgas, secretária de Política Social, Trabalho e Habitação, Vera Pinto Figueiredo, secretária de Educação e Cultura, Luiz Claudio Peroca “PEU”, secretário de Esporte e Lazer, Marizete Ramos, presidente da Câmara de Vereadores, Major Oliveira, comandante do BPRV, além de representantes da CCR Via Lagos, e representantes dos Governos Municipais de todos os municípios que participam do projeto.

Brunno Nametalla culmina projeto “Atitudes Verdes – Base da Vida”

Todos os anos, as unidades escolares escolhem um tema gerador para mobilizar os alunos e a comunidade. Este se transforma em um projeto interdisciplinar, que é trabalhado durante todo o ano. Em 2011, a Escola Municipal Brunno Barreto Nametalla apostou no tema “Atitudes Verdes – Base da Vida”, tratando das questões ambientais a partir da realidade do município de Araruama.

Uma das ações do projeto é o concurso de poesias intitulado “Jovens Escritores”, que traz como tema “Verde que te quero ver”. Junto deste trabalho, os alunos realizaram uma sequência didática, produzindo, além de poesias, outros gêneros textuais, como paródias, contos, crônicas, objetivando o trabalho não só com as questões ambientais, como também com a leitura e a escrita.

Um diferencial do concurso é que as produções dos alunos viraram um livro de poesias e narrativas; este é ilustrado pelos próprios participantes.

A escola, que atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, oportunizou a participação de todos os alunos, em níveis diferenciados.

A culminância do projeto será em 07 de dezembro, às 15 horas, na unidade escolar. A equipe gestora promete uma grande festa em homenagem aos trabalhos dos alunos, que serão expostos. O evento terá também o julgamento do Concurso de Poesias, que premiará os melhores colocados de cada nível (6º e 7º/8º e 9º).

Parabéns à diretora Elda Ramalho e a toda a equipe da escola pelo brilhante trabalho que vêm realizando na unidade escolar. Os alunos e a comunidade agradecem

Concurso Alegria da Merenda

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou em 24 de novembro o concurso “Alegria da Merenda” com o objetivo de homenagear e incentivar o trabalho realizado pelas merendeiras das escolar municipais de Araruama. O evento foi realizado na Escola Darcy Ribeiro, onde concorreram 10 receitas de pratos doces e salgados.

A receita vencedora foi o “Escondidinho de Abóbora” confeccionado pelas merendeira Maria Elizabete Silva e Leci Souza e Silva da Escola Municipal Parati. O segundo lugar foi o “Escondidinho de Aipim com Frango” da Escola Municipal Mario Reveles e o terceiro foi o “Pudim da Bebida Láctea” da Escola Municipal José Corrêa da Fonseca. As merendeiras vencedoras receberam troféus e prêmio em dinheiro.

O prefeito André Mônica participou do evento e lembrou que a data do concurso da merenda coincidiu com o momento em que a Prefeitura Municipal de Araruama recebe o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, entregue no dia 23, em Brasília. A premiação foi promovida pela organização Ação Fome Zero, com o objetivo de selecionar as melhores práticas na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Araruama realiza encontro preparatório para Agenda 21

No dia 30 de novembro vai ser realizado o encontro preparatório para elaboração da Agenda 21 De Araruama. O evento terá início às 14h no Centro Pastoral da Paróquia de São Sebastião.

A Agenda 21 é um instrumento de planejamento participativo para construção de uma sociedade sustentável, tendo em vista a proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Para elaboração do projeto é importante as participação de representantes de todos os setores as sociedade.

O evento contará com participação de Carlos Frederico, coordenador das Agendas 21 do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Pereira, prefeito de Tanguá e presidente do Conleste e Alvaro Adolpho, sociólogo e diretor executivo do Conleste que vão falar sobre a implantação da Agenda 21.

O encontro vai ser realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura, e de Ambiente.


EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA ESCOLA MUNICIPAL POLITÉCNICA ANTÔNIO LUIZ PEDROSA

ERRATA

Onde se lê:

9 – DO NÚMERO DE VAGAS.

CURSOS

VAGAS

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA

60

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

40

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

40

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

90

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

60

TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS NATURAL

60

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

60

TÉCNICO EM SECRETÁRIO ESCOLAR

60

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

120

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

40

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

40

TOTAL GERAL

670




Lê-se:

CURSOS

VAGAS

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA

60

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

90

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

90

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

90

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

60

TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS NATURAL

60

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

60

TÉCNICO EM SECRETÁRIO ESCOLAR

60

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

170

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

40

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

40

TOTAL GERAL

820




Onde se lê:

QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS POR TURNO PARA O ANO LETIVO DE 2012

MANHÃ

TARDE

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA

60

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

40

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

45

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

60

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

60

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

45

TÉCNICO EM SECRETÁRIO ESCOLAR

60

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

60

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

60

TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS NATURAL

60

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

40

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

60

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

40

TOTAL 325

TOTAL 345

TOTAL GERAL DE NOVAS MATRÍCULAS: 670 VAGAS NOS 02 TURNOS






Lê-se:

QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS POR TURNO PARA O ANO LETIVO DE

2012

MANHÃ

TARDE

NOITE

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

60

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

60

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

50

-

-

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

40

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

50

-

-

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

40

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

50

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

45

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

45

-

-

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

60

-

-

-

-

TÉCNICO EM SECRETÁRIO ESCOLAR

60

-

-

-

-

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

40

-

-

-

-

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA

60

-

-

-

-

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

60

TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS NATURAL

60

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

40

TOTAL

325

TOTAL

345

TOTAL

150

TOTAL GERAL DE NOVAS MATRÍCULAS: 820 VAGAS NOS 03 TURNOS


Onde se lê:

4.2 - A Prova Objetiva será constituída de 50 questões do tipo múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

15 Questões de Língua Portuguesa: Pontuação, Concordâncias Nominal e Verbal, Regências Verbal e Nominal, Orações Subordinadas, Pronomes e Interpretação de Texto.

15 Questões de Matemática e Estatística: Juros Simples e Composto, Lucro, Porcentagem, Desconto, Equações de 1º e 2º grau, as 4 Operações, Potências e Funções.

10 Questões de Atualidade (Conhecimentos Gerais – História, Geografia).

10 Questões Conhecimento de Araruama: História, Geografia, Política.


Lê-se:

4.2 - A Prova Objetiva será constituída de 50 questões do tipo múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

15 Questões de Língua Portuguesa

15 Questões de Matemática e Estatística

10 Questões de Atualidades

10 Questões sobre Conhecimentos de Araruama

Referência para a prova de Língua Portuguesa

A prova de Língua Portuguesa será estruturada sobre o foco “leitura”, tendo por objetivo verificar a competência de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. Serão abordados os seis tópicos abaixo especificados:

1- Procedimentos de Leitura

1.1 - Localizar informações explícitas em um texto

1.2 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão

1.3 - Inferir uma informação implícita em um texto

1.4 - Identificar o tema de um texto

1.5 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato

2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto

2.1- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

2.2 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

3 - Relação entre Textos

3.1- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido

3.2 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema

4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto

3.1 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto

3.2 - Identificar a tese de um texto

3.3 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la

3.4 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

5 - Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

5.1 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados

5.2 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações

5.3 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão

5.4- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos

6- . Variação Linguística

6.1- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto

Referência para a prova de Matemática

A prova de Matemática será estruturada sobre o FOCO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, a partir da convicção de que o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução. Serão abordados os seguintes temas abaixo especificados:

1- Espaço e Forma

1.1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade

1.2 - Reconhecer aplicações das relações métricas do triângulo retângulo em um problema que envolva figuras planas ou espaciais

1.3 - Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificações ou vistas

1.4 - Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema

1.5 - Resolver problema que envolva razões trigonométricas no triângulo retângulo (seno, cosseno, tangente)

1.6 - Identificar a localização de pontos no plano cartesiano

1.7 - Interpretar geometricamente os coeficientes da equação de uma reta

1.8 - Identificar a equação de uma reta apresentada a partir de dois pontos dados ou de um ponto e sua inclinação

1.9 - Relacionar a determinação do ponto de interseção de duas ou mais retas com a resolução de um sistema de equações com duas incógnitas

1.10 - Reconhecer, dentre as equações do 2º grau com duas incógnitas, as que representam circunferências

2. Grandezas e Medidas

2.1- Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras plana

2.2 - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas

2.3 - Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera)

3. Números e Operações/Álgebra e Funções

3.1 - Identificar a localização de números reais na reta numérica

3.2 -Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas

3.3 - Resolver problema que envolva porcentagem

3.4 - Resolver problema envolvendo equação do 2º grau

3.5 - Reconhecer expressão algébrica que representa uma função a partir de uma tabela

3.6 - Resolver problema envolvendo uma função do 1º grau

3.7 - Analisar crescimento/decrescimento, zeros de funções reais apresentadas em gráficos

3.8 - Identificar o gráfico que representa uma situação descrita em um texto

3.9 - Resolver problema envolvendo P.A./P.G. dada a fórmula do termo geral

3.10 -Reconhecer o gráfico de uma função polinomial de 1º grau por meio de seus coeficiente

3.11- Reconhecer a representação algébrica de uma função do 1º grau dado o seu gráfico

3.12 -Resolver problemas que envolvam os pontos de máximo ou de mínimo no gráfico de uma função polinomial do 2º grau

3.13 - Relacionar as raízes de um polinômio com sua decomposição em fatores do 1º grau

3.14 - Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função exponencial

3.15 - Identificar a representação algébrica e/ou gráfica de uma função logarítmica, reconhecendo-a como inversa da função exponencial

3.16 - Resolver problema que envolva função exponencial

3.17 - Identificar gráficos de funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente) reconhecendo suas propriedades

3.18 -Determinar a solução de um sistema linear associando-o a uma matriz

3.19 - Resolver problema de contagem utilizando o princípio multiplicativo ou noções de permutação simples, arranjo simples e/ou

combinação simples

3.20 - Calcular a probabilidade de um evento

4. Tratamento da Informação

4.1- Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

4.2 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.


5. Lógica

5.1- Identificar padrões em sequências numéricas e geométricas

5.2 - Tirar conclusões lógicas a partir de premissas dadas

5.3 - Fazer generalizações a partir de casos particulares