segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Alunos de Judô trazem medalhas para Araruama
O programa Mais Educação, do Governo Federal, atende as necessidades dos alunos da rede pública Municipal. São atividades realizadas no contraturno das aulas, que garantem a permanência dos alunos nas unidades escolares, com alimentação e ensino de qualidade.
Os estudantes escolhem atividades como Letramento, Dança, Percussão, Xadrez, Violão, Futebol, Natação, Hip Hop, Rádio Escolar, Dança de Salão, Karatê, Judô. Este último vem se destacando em participações em demonstrações no município e em campeonatos.
Em 2 de dezembro, os alunos Victor Gabriel Aguiar Santiago, Wilian Azeredo Marinho, Karina Barbosa da Costa, Kennedy Chaves dos Santos, João Pedro Siqueira dos Santos e Leandro dos Santos, treinados por Fernando Marinho Rodrigues, participaram do encerramento da 6ª fase do Campeonato Estadual de Judô da Liga Fluminense de Judô – LFJ, de 2012, que ocorreu em São Gonçalo. Os judocas trouxeram troféus, ocupando, inclusive a primeira colocação no ranking de 2012, disputando contra 49 agremiações e 4º lugar no geral, na 6ª fase entre as agremiações participantes, além de trazerem medalhas para o município.
Quando o Mais Educação teve início, em 2010, apenas 1escola atendia esta atividade. Hoje são 7 escolas já em funcionamento, atendendo a mais de 200 alunos, e outras 3 fizeram adesão para início em 2013.
Por trabalhar a disciplina e a concentração, o Jud melhora o rendimento escolar, o que favorece aos alunos, educadores e familiares, comenta Fernando Marinho, que agradece ao apoio dado pela equipe da Escola Municipal Pedro Paulo de Bragança Pimentel, a SEDUC e a todos os pais e alunos participantes.
Abaixo, a tabela de participantes, com suas merecidas classificações.
Mais uma formatura do Curso de LIBRAS
Na última sexta-feira, 07 de dezembro, a Casa de Cultura foi o palco de mais uma formatura do curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
Esta é a segunda formatura realizada pela SEDUC, desde 2010, quando foi criado o projeto “Mãos e Olhos em Busca do Conhecimento”, que visa difundir a LIBRAS, tornando-a mais um componente do processo de inclusão social no município.
Eduardo Fontoura, professor do curso, falou emocionado sobre a importância deste conhecimento para atuar com públicos diversificados, como é o caso do educador; contou também experiências de sucesso no trabalho com surdos.
Este ano foram 38 certificados pelo projeto, totalizando 98 educadores capacitados pelo município.
A SEDUC parabeniza aos educadores e deseja um ótimo trabalho neste novo campo de conhecimento.
MEC realizará exame de Libras anualmente até 2016
O Ministério da Educação realizará, anualmente, até 2016, o Exame Nacional para Certificação de Proficiência em Libras e para Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras (Prolibras), segundo uma portaria publicada no Diário Oficial da União.
Pela competência do corpo docente, os estudos e pesquisas na área da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a oferta do curso de letras/Libras, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a primeira instituição pública de ensino superior a ser credenciada pelo Inep para realizar o Prolibras.
A partir de 2008, outras instituições de ensino superior poderão ser credenciadas para executar o Prolibras. Os critérios serão definidos e divulgados pelo Inep.
Este ano, as inscrições para a realização do exame poderão ser feitas de 1º a 31 de agosto. A aplicação das provas está prevista para ocorrer em outubro, em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, nas dependências de instituições públicas de ensino superior, parceiras do programa de certificação de competência e de acessibilidade à educação.
Por dez anos, o MEC deve promover esse exame de forma a certificar a proficiência de pessoas surdas ou ouvintes, com escolaridade de nível médio ou superior, com fluência no uso e competência no ensino de Libras, bem como certificar a proficiência de pessoas ouvintes com competência para os serviços de tradução e interpretação de Libras/Português/Libras.
As pessoas que obtiverem a certificação de proficiência em Libras estarão habilitadas para o ensino de Libras e as que obtiverem a certificação de proficiência em tradução e interpretação poderão promover a acessibilidade de alunos surdos.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI1780683-EI8266,00.html
Assinar:
Postagens (Atom)