quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nova escola Sinval será entregue à população

Amanhã, às 18 horas, moradores do bairro Parque Mataruna e adjacências receberão do Governo Municipal de Araruama a nova Escola Municipal Sinval Pinto Figueiredo. A unidade escolar já existia, e recebeu obras emergenciais de reforma, modificação e ampliação da estrutura, que duplicou de tamanho, para melhor atender pais, alunos e professores.

Com um total de 2.132m² de área construída, entre prédio escolar e quadra de esportes, a escola, que antes atendia apenas 460 alunos da comunidade em seis salas de aula, com esta importante obra passa a atender mais de 900 alunos em 16 salas (incluindo sala multimídia, sala de informática, sala de leitura e sala do Mais Educação). A nova estrutura também possui três banheiros externos com acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, instalações administrativas (secretaria, direção, coordenação, sala de professores), refeitório e cozinha amplos, despensa e área de serviço com depósito de alimentos e de materiais de limpeza, além de pátio com cobertura metálica e telhas de polietileno, quadra poliesportiva apropriada para receber várias modalidades (vôlei, basquete, futebol entre outros), vestiário e play ground com parquinho. Também foram feitos tratamento paisagístico, com implantação de jardins, coreto, banquinhos e lixeiras ecologicamente corretas, priorizando a reciclagem de materiais.

- Assim que assumiu o governo, o prefeito determinou que fosse feita uma grande vistoria em todas as unidades escolares municipais, e neste trabalho a equipe da Defesa Civil detectou que algumas escolas estavam com a estrutura em situação muito precária, com rachaduras que colocavam em risco a vida de nossos alunos e, portanto, precisavam de obras emergências. Em algumas a situação era tão ruim que chegaram a ser interditadas. Foi criado, então, um cronograma de obras, priorizando as escolas que estavam em situação mais crítica. Alguns prédios precisaram ser totalmente demolidos e reconstruídos. No caso da Sinval, a demolição não chegou a 100% da estrutura, mas atingiu uma boa parte que não seria recuperada apenas com uma reforma – explicou a secretária de Educação, Vera Maria Pinto de Figueiredo.

Segundo a Secretaria de Obras, todas as demolições e obras necessárias foram feitas observando os critérios de segurança, sem comprometer a estrutura existente. “Como a escola estava em funcionamento durante o período de obra, nosso cuidado foi redobrado para que todo o local se mantivesse em condições adequadas de continuar recebendo pais, alunos e professores” – explicou a secretária Sheila Raposo Ferreira, lembrando que o terreno da escola recebeu obras de drenagem e aterramento, possibilitando o melhor escoamento das águas da chuva.





quarta-feira, 11 de abril de 2012

Araruama faz adesão ao Mais Educação no Campo

Desde 2010 Araruama já atua com o programa Mais Educação, que visa receber os alunos nas escolas no contraturno das aulas, evitando que estes fiquem ociosos no período em que não estão efetivemente estudando disciplinas curriculares.

Entre as muitas atividades, o Mais Educação oferece Letramento, Karatê, Fotografia, Vídeo, Jornal, Rádio Escolar, Teatro, Futsal e Futebol.

Este ano o município fez adesão ao programa Mais Educação no Campo, ou seja, além das 14 unidades escolares que já trabalhavam com o programa, serão mais 12 escolas oferecendo este serviço.

Os alunos, que ficam na escola durante todo o dia, recebem alimentação e transporte gratuitos.

As atividades promovidas pelo Mais Educação atendem a demanda do local e são escolhidas a partir da realidade da comunidade escolar.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Vem aí o II Seminário de Educação Infantil.

Este ano o seminário de Educação Infantil promete encantar aos educadores que atuam com alunos de 0 a 5 anos. A II segunda edição do evento será realizado em 13 de abril, na Universidade Cândido Mendes, das 8h às 16h30. As escolas, creches e casas creches atuantes neste segmento, estarão sem expediente para possibilitar a participação de todos. Estima – se a participação de mais de 550 pessoas, entre estagiários, educadores, Orientadores Pedagógicos, Educacionais e Gestores.

Se você atua na rede municipal, aproveite esta oportunidade.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Informações sobre o velório e enterro de Pablo Resende

Atenção!

O velório de Pablo Resende, professor de História da Escola Pedro Paulo, falecido nesta madrugada, está acontecendo na Capela Velório de São Vicente de Paulo e o enterro está previsto para as 17 horas de hoje.