sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PARABÉNS PELO DIA DO NUTRICIONISTA

Hoje, 31 de agosto, é o Dia do Nutricionista. Parabéns a toda a equipe da nutrição da SEDUC, coordenada pela chefe de divisão Jurema Ferreira.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Araruama mais uma vez recebe Prêmio Gestor

Depois do sucesso de 2011, quando a Escola Municipal Parati ficou em 5º lugar no Prêmio Gestor no Estado do Rio de Janeiro, este ano a unidade escolar ficou entre as 3 melhores da Baixada Litorânea II.

O prêmio Gestão Escolar existe desde 1998, numa iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e seus parceiros (Undime, Unesco, MEC, Fundação Roberto Marinho, Fundação Itaú Social, Gerdau, Instituto Unibanco e Fundação Victor Civita). A iniciativa tem por objetivo estimular a melhoria do processo de Gestão, em busca de um objetivo maior: Garantir a Educação de Qualidade, direito fundamental de todos os estudantes.

Para participar, a escola elabora um Dossiê, junto de funcionários, alunos e da comunidade, para informar, após uma autoavaliação, a situação anterior e atua, tendo como ponto de partida 5 dimensões: Gestão Pedagógica, Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa, Gestão de Pessoas, Gestão de Serviços e Recursos e elaboração de um Plano de Melhoria.

Enviado este material, a escola passou a concorrer e ter sucesso mais uma vez.

Não poderia ser diferente, a escola tem projetos e programas que auxiliam os alunos no processo de construção do conhecimento, motivando-os a participar ativamente das aulas.

A SEDUC parabeniza a gestora Valdineia Macedo e a todos os profissionais e alunos da unidade escolar por mais este ganho.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NTM Araruama oferece novos cursos para educadores

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Araruama (NTM) oferece 250 vagas mensais em cursos para educadores da rede municipal, com o objetivo de promover a inclusão digital e a utilização das novas tecnologias na educação, orientando os docentes a utilizá-las como mais um recurso pedagógico em suas aulas. Os interessados poderão se inscrever na sede do NTM, que é a Casa do Futuro, localizada na Rua Prefeito Lamas Rabello, S/Nº ou enviando um e-mail para ntmararuama@gmail.com, com os seguintes dados: nome, telefone, local de trabalho, oficina e turma. As oficinas disponíveis são: Linux Educacional - Prazer em Conhecê-lo! Noções básicas, interface, manuseio de arquivos e recursos educacionais disponíveis. Projetor Multimídia – ProInfo Como utilizar o “DataShow” da ProInfo em sala de aula. Noções de manuseio do projetor multimídia. Dinamizando aulas com múltipla escolha Criando atividades de múltipla escolha com o software de apresentação Impress. Animando as aulas com StopMotion Produção de filmes de animação com a técnica StopMotion (imagens quadro-a-quadro) e sua aplicação em sala de aula. As datas e os horários dos cursos serão obtidos através do e-mail supracitado ou na Casa do Futuro.

A Universidade Católica de Petrópolis Oferece Desconto Especial para Funcionário Público!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Campanha de atualização da vacinação termina amanhã

Os pais que ainda não levaram os filhos menores de 5 anos para atualizar a caderneta de vacinação têm até amanhã para comparecer ao posto de saúde mais próximo e participar da campanha nacional que está sendo promovida, desde o último dia 18, pelo Ministério da Saúde. Além da atualização das principais vacinas, outras duas também estarão sendo introduzidas ao calendário: a Pentavalente, que substitui a Tetravalente, e em uma só dose passa a reunir a proteção contra cinco doenças (difteria, coqueluche, tétano, meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, e hepatite B) e a VIP, que é a vacina injetável contra a poliomielite, aplicada somente em crianças que ainda não iniciaram a imunização através das gotinhas. Em Araruama, até terça-feira (data em que foi feita a última atualização dos dados), 1.002 crianças menores de cinco anos tiveram suas cadernetas atualizadas. A vacina que teve maior procura foi a tríplice (185 doses), seguida da pólio em gotinha (170 doses), DTP (143 doses) e Meningite C (124 doses). Já a pólio injetável foi aplicada em cinco crianças, enquanto a penta em 153.

Araruama participa do projeto “Xadrez na Escola”

Neste sábado (25) os alunos da rede municipal de Araruama participarão do Torneio Preparatório de Xadrez, atividade que acontece a partir das 9 horas no Colégio Municipal Darcy Ribeiro, na Praia do Hospício. O objetivo é treinar os estudantes para o Torneio Municipal que acontecerá em novembro, junto com o Torneio Internacional Zonal 2.4 FIDE 2012. O Preparatório acontecerá em sistema de tempo corrido (10 minutos). Caso não aconteça o xeque-mate, serão contabilizadas as peças, ganhando o jogador com a maior pontuação. Todos os estudantes com idade entre 12 e 18 anos (incluindo os do primeiro segmento) poderão participar da competição, que será eliminatória com duas categorias: de 12 a 14 anos e de 15 a 18, e premiação com medalhas para 1º, 2º e 3º lugares. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia do evento, até as 8h30, ou antecipadamente pelo e-mail lagosesportivo@lagosesportivo.com.br , onde o interessado deverá informar nome completo, data de nascimento e nome da escola que estuda. Atualmente 17 escolas municipais de Araruama trabalham com o projeto Xadrez na Escola, que além de ser diversão garantida, promove muitos benefícios aos alunos como desenvolvimento do raciocínio lógico, aumento da criatividade, concentração, trabalha o pensamento crítico, a memorização, a maturidade intelectual, disciplina, ajuda nas decisões complexas. Outras informações no site http://www.lagosesportivo.com.br/p/xadrez-na-escola.html

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Universidade Católica de Petrópolis Oferece Desconto Especial para Funcionário Público!

Araruama sedia curso do GEEMPA

O grupo de estudo sobre educação tecnológica e ação foi criado 1980, visando corrigir idade ano/escolar. Desde então já são mais de 2 mil professores preparados, que alfabetizaram mais de 60 mil alunos no país, através da metodologia pós construtivista. Para a realização do trabalho, os educadores participam de cursos de pós alfabetização, para trocarem experiências e se tornarem aptos a mediar o conhecimento dos estudantes com o material específico criado pelo grupo, com a proposta de alfabetizar em período de 3 a 5 meses. Esta é a 2ª vez que Araruama sedia o evento do qual fez adesão em 2010, e desde então alfabetizou mais de 1000 alunos. O curso tem duração de 5 dias e este ano Araruama recebe, este ano, educadores de Magé, Japeri, Nova Iguaçu, Mesquita, Duque de Caxias, São João da Barra, aqui do estado, além de representantes de Mato Grosso, Espírito Santo e Londrina, no Paraná. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião e de 22 a 25 de agosto o grupo se reunirá na Casa de Cultura.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Jornada da Cidadania realiza mais uma oficina

Amanhã, 21 de agosto, haverá mais uma oficina da Jornada da Cidadania. Será na Casa de Cultura, a partir das 8h30.

As oficinas são voltadas para o Núcleo de Desenvolvimento Humano, Secretaria Municipal de Política Social Trabalho e Habitação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação. A participação da SEDUC teve início em 1º de agosto e encerrará em 29 de agosto, com representantes de todas as unidades escolares da rede municipal.

Araruama é o primeiro município da Região dos Lagos, estando entre os 10 únicos do estado a receber esta atualização, que tem por objetivo sensibilizar, mobilizar e formar servidores municipais para o enfrentamento da homofobia e a promoção da cidadania da população LGBT. A oficina de amanhã será aberta a todos os atuantes na área da educação.

Projeto Xadrez na Escola movimenta alunos de Araruama

No dia 25 de agosto os alunos da rede municipal de Araruama participarão do Torneio Preparatório de Xadrez, que objetiva o treino para o Torneio Municipal, previsto para acontecer no fim deste ano, junto ao III Internacional de Araruama Zonal 2.4 FIDE 2012. Todos os estudantes com idade entre 12 e 18 anos poderão participar, inclusive os matriculados no 1º segmento. Serão duas categorias: de 12 a 14 anos e de 15 a 18 anos. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia do evento, até as 8h30 ou antecipadamente pelo site lagosesportivo@lagosesportivo.com.br. Os primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a pontuação. Atualmente 17 unidades escolares de Araruama trabalham com o projeto Xadrez na Escola, que além de ser diversão garantida para os alunos, o xadrez traz muitos benefícios, como desenvolvimento do raciocínio lógico, aumento da criatividade, concentração, trabalha o pensamento crítico, a memorização, a maturidade intelectual, disciplina, ajuda nas decisões complexas. É mais uma inovação da SEDUC, Trabalhando pra Valer, em prol da qualidade da Educação.

A Faculdade Católica de Petrópolis Oferece esconto Especial Para Funcionário Público!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Araruama continua crescendo no IDEB e os alunos se destacando em qualidade

Araruama nunca alcançou um nível tão alto em educação. Isso pode ser comprovado no site do MEC, que divulgou ontem, através de levantamento feito a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Seguimentos 2005 2007 2009 2011
1º Seguimento 3.9 3.8 4.2 4.5
2º Seguimento 3.8 3.5 3.7 3.9

Na tabela, vemos que na gestão atual houve um avanço significativo, enquanto em anos anteriores o município vinha decaindo.

A pesquisa mostra que as escolas que mais se destacaram, no 1º segmento, foram: Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos, em Praia Seca (média 5.5), Escola Municipal Vereador Moysés Ramalho, em Vila Capri (média 5.2), Escola Municipal Antonio Andrade Müller, no Outeiro (média 5.1) e Escolas Municipais Doutor João Vasconcellos, no Outeiro, e João Brito de Souza, no Jardim São Paulo (média 5.0). E no 2º segmento os destaques foram, repetidamente, da Moysés Ramalho (Vila Capri) e da Praça Escola (Praia Seca), com média 4.9, além da Escola Municipal André Gomes, em Bananeiras, com média 4,1.

Todo este avanço se deve a um trabalho dinâmico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, através de formações continuadas, reuniões motivacionais e eventos que acrescentam em conhecimento e estratégias de ensino aos educadores. Parabenizamos a todos os participantes do processo educacional no município de Araruama.

A Universidade Católica de Petrópolis Oferece Desconto Especial Para Funcionário Público!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Teatro ambulante BuZum chega à Araruama

Escolas municipais de Araruama recebem o projeto BuZum, um teatro de bonecos ambulante, que funciona dentro de um ônibus e vai de cidade em cidade, encantando crianças com espetáculos lúdicos e educativos. O Buzum é uma parceria da Concessionária CCR ViaLagos com a Secretaria Municipal de Educação de Araruama. O projeto é inspirado nos saltimbancos da Idade Média, que viajavam com seus pequenos teatros apresentando-se por onde passavam, para alegria de adultos e crianças. O espetáculo infantil Darwin BR é baseado na passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil durante sua viagem ao redor do mundo. São apresentados, através da manipulação de diferentes tipos de bonecos, relatos dos registros de viagem sobre a fauna e a flora, que tanto impressionaram e encantaram o cientista. As apresentações contemplarão alunos de 6 a 10 anos e terão duração de 20 minutos. BuZum é um teatro ambulante, mas com todo equipamento teatral: plateia, palco, iluminação, sonorização e ar condicionado, com capacidade para receber até 50 crianças sentadas. As apresentações acontecem de quarenta em quarenta minutos, sendo três pela manhã e três à tarde. Veja o quadro de visitações no município de Araruama.

Araruama sediará mais uma formação do GEEMPA

De 20 a 25 de agosto, Araruama será palco, pela segunda vez, da formação do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação – GEEMPA. A formação, que acontece em todo o Brasil, tem o objetivo instruir os educadores que atuam com alfabetização, através de um material rico em práticas que auxiliam o trabalho em sala de aula, focando a correção de fluxo através da metodologia pós construtivista, visando alfabetizar alunos com distorção idade/ano escolar. O evento acontecerá na Casa de Cultura e receberá 5 municípios do estado do Rio de Janeiro, que terão seus participantes hospedados na cidade. É mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação, no governo que trabalha pra valer.

A Universidade Católica de Petrópolis Oferece Desconto Especial Para Funciónario Público!

Campanha de Multivacinação

Cartão de vacina das crianças deve ser atualizado nos postos de saúde No próximo dia 18 o Ministério da Saúde estará lançando mais uma Campanha Nacional de Multivacinação, a terceira deste ano. O alvo são crianças menores de cinco anos, que deverão comparecer aos postos de saúde para atualizar o cartão de vacinação e receber doses da Pentavalente e contra a pólio (oral e injetável). Em Araruama, a meta é imunizar cerca de 10 mil crianças. Para isso, serão disponibilizados o Centro Integrado Materno Infantil (Cimi) além de todos os PSF's e Postos de Saúde. Com esta nova campanha, o Ministério da Saúde está ampliando o Calendário Básico de Vacinação da Criança de zero a cinco anos incompletos. Além da segunda dose da vacina contra pólio (gotinhas), serão oferecidas, ainda, mais duas: a VIP (injetável contra a poliomielite) e a Pentavalente, que substitui a Tetravalente, e em uma só dose passa a reunir a proteção contra cinco doenças: além da difteria, coqueluche, tétano e meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, a Pentavalente passa a imunizar, também, contra a hepatite B. - Com relação à vacina injetável contra a pólio, é importante deixar claro que ela só vai ser aplicada nas crianças que ainda não tomaram a versão oral (gotinhas), ou seja, para as crianças que vão começar o calendário vacinal. Quem começou com a oral, dará continuidade com ela – explicou Aurora Vicente, coordenadora de imunização do Departamento de Saúde Coletiva de Araruama, lembrando que no próximo dia 18 os pais devem comparecer a qualquer um dos postos da cidade levando o cartão de vacinação da criança para ser atualizado. “Isso é muito importante, porque às vezes ela toma as duas primeiras doses de uma vacina e os pais, achando que ela já está imunizada, não levam para tomar a terceira. Mas se o processo de imunização não for concluído, a criança não estará protegida” - alerta. A campanha vai até o dia 24 de agosto, com atendimento de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.

JUNTO E MISTURADO DO ANEXO PEDRO PAULO

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Atrações culturais movimentam o mês de agosto

(02.08.12) – Não é porque as férias de Julho terminaram que a diversão também acabou. Em Araruama, por exemplo, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma extensa programação para este mês de agosto. São exposições de quadros, fotos, espetáculos teatrais para todos os gostos, música, lançamento de livros, palestras, encontro de capoeira e muito mais. Confira nossa agenda cultural: