quarta-feira, 6 de abril de 2011

Araruama tem cinema de graça.

        Quem gosta de cinema, não pode perder a programação do Tutano Filme Clube neste mês de abril. São filmes nacionais e estrangeiros para todo tipo de público, e o melhor: de graça. A exibição acontece toda quinta-feira, sempre a partir das 19h15, no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama, na Rua Ivone de Oliveira Souto (antiga Rua da Constituição), 569, Centro (próximo ao Mercado Municipal).
A programação de abril começa nesta quinta-feira, dia 7, com o filme “Terra em Transe”, drama de 1967 dirigido por Glauber Rocha, com grandes atores no elenco como Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão, Jofre Soares, Modesto de Sousa, Mário Lago, Flávio Migliaccio, Telma Reston, José Marinho, Francisco Milani, Paulo César Pereio, Emanuel Cavalcanti, Zózimo Bulbul, Antonio Câmera, Echio Reis, Maurício do Valle, Rafael de Carvalho e Ivan de Souza, entre outros.
Um dos grandes clássicos da cinematografia brasileira, “Terra em Transe” acompanha os dramas de consciência de um jornalista e poeta que oscila entre diversas forças políticas que lutam pelo poder no fictício país de Eldorado. Marcado pelo tom alegórico, o filme já foi definido como “um espetáculo poético sobre o transe político”. Responsável pela consagração internacional de seu diretor, Glauber Rocha, ao receber premiações nos festivais de Cannes, Locarno e Havana, o longa-metragem chegou a ser proibido pela censura da ditadura militar, por ser considerado “subversivo e irreverente com a Igreja”. Censura 14 anos.
Os próximos filmes em cartaz no Tutano Filme Clube são:
- dia 14 – “Surplus”, de Erik Gandini (documentário sueco – 2003 – censura livre)
- dia 21 – “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker (documentário brasileiro – 2009 – indicado ao Oscar em 2011). Será exibido em sessão especial, às 20 horas, no Teatro Municipal de Araruama.
- dia 28 – “A Marvada Carne”, de André Klotzel (Comédia brasileira – 1995 – censura livre)
Outras informações no site:
            www.culturacoletiva.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário