- O Nairzinho, quando surgiu, foi como um paliativo para abrigar os alunos que o Nair Valladares não comportava mais. Então ele nasceu meio que como uma costela do Nair. Aos poucos foi se desvinculando, e agora se transforma nessa belíssima escola, que merecidamente foi rebatizada, e ganha o nome de um dos grandes educadores que Araruama já teve, Orlando Dias Ribeiro.
Localizada na Rua Prefeito Lamas Rabello, a escola mais do que dobrou o número de vagas oferecidas para o próximo ano letivo: das atuais 488, serão pouco mais mil vagas em 2012, por conta desta obra de reconstrução, que modificou, completamente a estrutura do prédio. A antiga Nairzinho tinha apenas um andar, 10 salas de aulas, uma quadra de esportes pequena e apenas três banheiros para atender aos alunos e funcionários. A nova escola Orlando Dias tem 1.927 m², distribuídos em dois pavimentos: o térreo ganhou sala de professores e secretaria com banheiro, almoxarifado, gabinete de direção com banheiro, duas classes especiais com banheiros adaptados, dois grandes banheiros para alunos (um masculino e outro feminino), refeitório, cozinha, dispensa,área de serviço com tanque, oito salas de aula, sala de informática com equipamentos modernos e sala de Orientação Pedagógica e Orientação Educacional. Já no segundo pavimento foi construída uma sala multiuso, uma biblioteca, sete salas de aula e dois grandes banheiros para alunos (um masculino e um feminino). Além disso, a quadra de esportes também foi ampliada, e todo o prédio ganhou nova urbanização e iluminação. E outras melhorias estão por vir.
- Estamos iniciando, agora, licitação para compra de equipamentos de ar condicionado. A escola Orlando Dias Ribeiro será a primeira escola climatizada de Araruama. Mas todas as outras também serão. Os novos prédios, por exemplo, estão todos sendo reformados com adaptação para receberem a climatização – anunciou André.
Com a inauguração desta nova estrutura da antiga escola Nairzinho, a secretária de Educação, Vera Maria Pinto de Figueiredo. lembra que o município de Araruama chegou perto de 100 novas salas de aula, com mais de 16 escolas reformadas, e quase todas ampliadas. Somente em fevereiro, por conta do aniversário da cidade, o município construiu a E. M. Edemundo Pereira de Sá Carvalho (São Vicente), reformou e remodelou a E. M. João Vasconcellos (Praça da Bandeira), e ainda reformou, remodelou e ampliou as escolas João Nunes Pereira (Itatiquara) e Bruno Barreto Nametala (Morro Moreno).
- Além dessas escolas, temos várias outras, em diversos pontos de Araruama, passando por reforma, muitas delas em fase de conclusão, como a Fazenda Japão, Creche Norma, Mário Buscema, Soledad e Ponta do Capim. Já a Moyses Ramalho está em fase de licitação. Sem contar com a Tenente Agostinho, Honorino Coutinho e André Gomes, que serão entregues no início do próximo ano – comentou André, lembrando que vai cobrir a quadra esportiva da escola Nair Valladares, entre outras melhorias, “para dar mais conforto aos alunos”.
Quem foi Orlando Dias Ribeiro?
Nasceu em São Fidélis no dia 08 de julho de 1943. Filho de Walter Dias Ribeiro e de Luíza Alonso Ribeiro. Foi criado em Araruama, onde estudou na infância e adolescência no Colégio Araruama, onde também trabalhou como inspetor. Depois foi para Niterói onde completou seus estudos em nível superior. Professor de Ciências e Biologia, ensinava com paixão os Fundamentos das Artes Industriais. Pai de Marlon Robert Brito Rodrigues. Casou-se em 1985 com a Professora Maria Helena Pais Ribeiro, com quem teve um filho: Iury Pais Ribeiro. Teve ainda uma filha: Malú Rodrigues Ribeiro. Sempre fazendo amizade por onde passava, foi inspetor do Colégio José Clemente, em Niterói. Lecionou nas seguintes Unidades de Ensino:
- Colégio Comercial São Vicente de Paulo;
- Colégio Estadual Miguel Couto, em Cabo Frio;
- Colégio Professora Nair Valladares, desde sua criação;
- Colégio Estadual Professora Clarice Coelho Moreira Caldas, em Ponte dos Leites, onde se aposentou.
Em 2008 ganhou uma netinha, Maria Clara, por quem se apaixonou dedicando muito amor e carinho. Tinha um grande poder de comunicação e grande paixão pelo magistério, conseguindo sempre dos seus alunos, através das brincadeiras e apelidos carinhosos, a aprendizagem e amizade que o tornaram o professor amigão de todos. Foi um grande profissional na Educação.
Tinha domínio de classe e fazia dos alunos o que queria, com seu jeito todo próprio de ser. Era um homem de bem com a vida. Dificilmente estava de mau humor. Sua outra grande paixão era a pescaria, que fazia nas horas de lazer ou ir para as cachoeiras, onde se sentia pleno e integrado com a natureza.
Orlando foi um homem simples, capacitado, dedicado a tudo que se propunha realizar. No período da sua doença deu testemunhos de bravura, ousadia, compreensão, conformação, confortando, muitas das vezes, quem ia visitá-lo. Faleceu no dia 16 de fevereiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário