O evento reúne educadores que atuam na área rural do município, a fim de discutir e avaliar as ações realizadas no trabalho com alunos do campo e possibilitar a troca de experiências entre os professores e equipes gestoras de diferentes unidades escolares.
A Secretária deu início ao evento fazendo uma breve analise da atual situação das escolas do campo de Araruama e esclarecendo a constituição que rege o tema. Falou também sobre os avanços obtidos no Município quando o assunto é o ensino voltado para os estudantes das áreas rurais, ressaltando a importância da evolução da cidade para os munícipes e buscando novas alternativas o ensino nestas áreas.
Estamos no caminho certo, mas é importante não parar. Temos que continuar caminhando e evoluindo, afirmou Vera Maria.
Em busca desta evolução convidou a Coordenadora da educação do Campo da Secretaria Estadual do Paraná, Cláudia Regina Chagas, para realizar a palestra de abertura do Seminário.
O Paraná é referência nacional no quesito escola do campo, o estado sulista foi um dos primeiros a investir nesta educação diferenciada, que valoriza os costumes rurais e passa para as crianças a importância e o valor do trabalho no campo, tentando acabar com o pensamento de que ser do campo é ruim ou menos importante que de grandes centros.
A professora apresentou para o público os projetos realizados no Estado do Paraná, falou sobre as dificuldades encontradas, os diferentes métodos utilizáveis nesta modalidade de ensino e deu dicas de como Araruama e os professores locais podem atingir as metas idealizadas para as escolas do campo.
Oficinas marcam o segundo dia de Seminário
O II Seminário de Educação do Campo teve sequência na sexta-feira, 12 de agosto, Colégio Municipal Prof. Pedro Paulo de Bragança Pimentel,
As vivências das oficinas são levadas para as salas de aula para serem trabalhadas com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário