terça-feira, 9 de agosto de 2011

Secretária de Educação de Araruama Busca, em Brasília, Novas perspectivas para Educação Integral do Campo

A secretaria de educação Básica do Ministério de Educação – MEC reuniu, em 01 e 02 de agosto, um GT técnico obedecendo as diretrizes do novo Governo Federal para discutir a implantação do Programa Mais Educação no Campo.
A reflexão sobre a matéria teve início em 2009 e permaneceu até novembro de 2010, retornando em agosto de 2011, quando o grupo foi refeito permanecendo o Município de Araruama.
O grupo técnico do MEC para discussão dessa pauta inclui a equipe de consultores técnicos da SEB, o renomado Prof. Miguel Arroyo, titular da Universidade Federal de Minas Gerais, com larga experiência em Licenciaturas do Campo e os Secretários de Educação dos Municípios de Santarém, Governador Valladares, Castelo e Araruama, respectivamente dos estados do Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que já desenvolvem experiência com escolas do campo em horário integral.
A Profª Vera Maria Pinto de Figueiredo, Secretária Municipal de Educação de Araruama integra o referido grupo técnico desde 2009, quando tiveram início as discussões sobre a importância da Educação Integral do Campo.
Sob sua orientação foi implantada em 2002 a experiência com escolas de horário integral em Araruama; por ocasião também estava à frente da Secretaria Municipal de Educação do Município.
As reuniões técnicas do MEC terão continuidade, estando prevista a publicação do documento referência sobre o novo programa a ser implantado em âmbito nacional, em 2012.

3 comentários:

  1. Sou Moradora de Iguabinha,não faço parte de nenhum grupo Político, tenho uma Casal de Filhos que estudam na Escola Celina Mesquita Pedrosa, minha Filha tem 6 Anos, e fiquei horrorizada com as apresentações das músicas da festa Julhina que aconteceu dia 12 de julho. Saí de minha casa para ver a apresentação da minha Filha, quando me deparei com músicas chulas que nada retrata a cultura típica de uma festa julhina. Músicas como "kuduro" "empreguetes" e outras fizeram partes das apresentações. Sou humilde mas meus Pais me deram educação, que tento repassar para meus Filhos. Também sou Professora, larguei o Ofício para me dedicar aos meus Filhos e a Escola não está dando esse complemento. Essas crianças foram ensaiadas durante Dias na Escola, será que ninguém percebeu que era um exagero.

    ResponderExcluir
  2. Prezados (as), a partir de dezembro/12 estarei morando em definitivo em Araruama e preciso transferir minha filha que atualmente estuda na Escola Municipal Barão Homem de Melo que é excelente e mais dois sobrinhos.
    Como não conheço absolutamente nada na cidade, solicito indicação de escola, para transferência, que possua uma boa qualificação no IBED - 5ª ano para minha filha (pode ser integral ou manhã) e indicação de escola (maternal e primeiro ano)integral para os sobrinhos.

    ResponderExcluir
  3. olá boa -tarde, gostaria de saber da secretaria de educação se é correto o que estão fazendo com minha filha de 15 anos. a 3 anos minha filha estuda no nair valladares e ela tem uma dependencia em matematica desde o sexto ano e agora ela foi aprovada para o oitavo ano só que devido a idade dela não pode fikar mais nessa escola e foi dado um encaminhamento para o carlos leal, só que lá ela vai voltar pro sexto ano por causa da dependencia de matematica, isso é justo?????

    ResponderExcluir