sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Campanha de Multivacinação
Cartão de vacina das crianças deve ser atualizado nos postos de saúde
No próximo dia 18 o Ministério da Saúde estará lançando mais uma Campanha Nacional de Multivacinação, a terceira deste ano. O alvo são crianças menores de cinco anos, que deverão comparecer aos postos de saúde para atualizar o cartão de vacinação e receber doses da Pentavalente e contra a pólio (oral e injetável). Em Araruama, a meta é imunizar cerca de 10 mil crianças. Para isso, serão disponibilizados o Centro Integrado Materno Infantil (Cimi) além de todos os PSF's e Postos de Saúde.
Com esta nova campanha, o Ministério da Saúde está ampliando o Calendário Básico de Vacinação da Criança de zero a cinco anos incompletos. Além da segunda dose da vacina contra pólio (gotinhas), serão oferecidas, ainda, mais duas: a VIP (injetável contra a poliomielite) e a Pentavalente, que substitui a Tetravalente, e em uma só dose passa a reunir a proteção contra cinco doenças: além da difteria, coqueluche, tétano e meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, a Pentavalente passa a imunizar, também, contra a hepatite B.
- Com relação à vacina injetável contra a pólio, é importante deixar claro que ela só vai ser aplicada nas crianças que ainda não tomaram a versão oral (gotinhas), ou seja, para as crianças que vão começar o calendário vacinal. Quem começou com a oral, dará continuidade com ela – explicou Aurora Vicente, coordenadora de imunização do Departamento de Saúde Coletiva de Araruama, lembrando que no próximo dia 18 os pais devem comparecer a qualquer um dos postos da cidade levando o cartão de vacinação da criança para ser atualizado. “Isso é muito importante, porque às vezes ela toma as duas primeiras doses de uma vacina e os pais, achando que ela já está imunizada, não levam para tomar a terceira. Mas se o processo de imunização não for concluído, a criança não estará protegida” - alerta. A campanha vai até o dia 24 de agosto, com atendimento de segunda à sexta, das 8 às 17 horas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário