terça-feira, 5 de julho de 2011

SEDUC e DER-RJ promovem Educação no Trânsito

O Departamento de Estrada de Rodagem (DER-RJ) esteve nesta terça-feira, 05/7, na Escola Municipal Vereador Moyses Ramalho, onde realizou um trabalho de educação no trânsito junto aos estudantes do 1º ao 6º ano do ensino fundamental, com atividades recreativas, apresentação de teatro e distribuição de material didático.

O projeto envolve estudantes de escolas municipais que ficam próximas às rodovias em todo o estado, principais vítimas de trânsito. De acordo com os organizadores, questões como a importância da travessia segura, o uso da passarela, o respeito às normas de trânsito e o vandalismo nas placas de sinalização ao longo das rodovias serão apresentados de maneira lúdica para as crianças. Um investimento na formação de futuros cidadãos mais conscientes.

Uma cartilha ilustrada, contendo informações e passatempos, foi distribuída a todos os alunos, nos turnos da manhã e da tarde. Acompanhando a cartilha, essas crianças ainda ganharam jogos educativos relacionados ao tema.

Acidentes de trânsito: O Brasil tem prejuízo anual de R$ 105 milhões com acidentes de trânsito. São custos com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências entre outros.

Excesso de Velocidade: No Rio de Janeiro 41% dos acidentes são causados por excesso de velocidade. É o Estado onde essas infrações são mais frequentes, seguidos de São Paulo (28%) e Brasília (21%). Os atropelamentos são responsáveis por 36% das mortes nas estradas brasileiras. Destes acidentes, 64% são causados por falhas humanas, 30% tem origem em problemas mecânicos e penas 6% são conseqüências de má conservação de via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário