quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NA ESCOLA MUNICIPAL POLITÉCNICA ANTÔNIO LUIZ PEDROSA

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1– A inscrição para o preenchimento de vagas contidas neste edital implicará na aceitação irrestrita das condições estabelecidas não cabendo ao candidato qualquer recurso quanto às normas do presente edital.

1.2- A realização do concurso ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que designará uma comissão para sua organização.

1.3- Serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas para pessoas portadoras de deficiência que atendam às determinações da Lei Federal nº 7853/1989 e o Decreto nº 3298/1999.

2 – DA INSCRIÇÃO

2.1 – As inscrições para a realização da prova de seleção serão realizadas:

· Local: Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa:

Centro Empresarial Delfim Carvalho – Av. Brasil nº 10 – 3º andar Centro – Araruama – RJ

Período: 05 a 09 de dezembro de 2011.

Horário: 8 h às 21 h de segunda-feira à sexta-feira;

2.2 – Para efetuar sua inscrição na Prova de Seleção, o candidato deverá:

Ø Apresentar os seguintes documentos:

- Original e cópia do RG;

- Original e cópia do CPF;

- Original e cópia do comprovante de residência atualizado;

Ø Dirigir-se à Secretaria da Escola e preencher todos os campos da ficha de inscrição.

Ø Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano.

2.3- O resultado desse concurso será válido apenas para o preenchimento das vagas indicadas no Quadro de Vagas nos cursos oferecidos pela Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa, com início no primeiro semestre do ano letivo de 2012.

2.4- O candidato se responsabilizará pelas informações prestadas no ato da inscrição.

2.5- No ato de inscrição, será solicitada ao candidato a doação, se possível, de 01 (um) quilograma de alimento não perecível para ser doado a uma Instituição Filantrópica do Município de Araruama.

2.6- Os candidatos com necessidades especiais que precisarem de condições específicas para realizar a prova, (ledor, prova com caracteres ampliados, sala de fácil acesso, etc) deverão informar no ato da inscrição.

3- DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

3.1- Os candidatos receberão o Cartão de Confirmação de Inscrição, na Secretaria da Escola, no período de 2 a 6 de janeiro de 2012, no horário de 8 h às 17h de segunda-feira à sexta-feira.

3.2- No ato do recebimento do Cartão de Confirmação de Inscrição, o candidato deverá conferir o seu nome e demais informações. Caso haja qualquer erro, o candidato deverá solicitar as correções necessárias e será emitido um novo cartão.

3.3- O candidato que não conferir as informações estará assumindo total responsabilidade pelos dados ali registrados.

4– DAS PROVAS

4.1 -A prova será realizada, no dia 15 de janeiro de 2012, às 9 horas, com duração de 3 (três) horas, sendo constituída de uma redação e questões objetivas. Serão atribuídos 50 pontos para Redação e 50 pontos para a parte de múltipla escolha.

4.2 - A Prova Objetiva será constituída de 50 questões do tipo múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

15 Questões de Língua Portuguesa: Pontuação, Concordâncias Nominal e Verbal, Regências Verbal e Nominal, Orações Subordinadas, Pronomes e Interpretação de Texto.

15 Questões de Matemática e Estatística: Juros Simples e Composto, Lucro, Porcentagem, Desconto, Equações de 1º e 2º grau, as 4 Operações, Potências e Funções.

10 Questões de Atualidade (Conhecimentos Gerais – História, Geografia).

10 Questões Conhecimento de Araruama: História, Geografia, Política.

4.3 A prova de redação tem caráter eliminatório e classificatório, sendo considerado reprovado o candidato que obtiver nota 0 (zero).

Ø A redação deverá ser apresentada com o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 25 (vinte e cinco) linhas e versará sobre tema da atualidade.

Ø Na correção da Redação, serão avaliadas a coerência e coesão textuais, a clareza na exposição das ideias e o respeito à norma culta.

Ø Os candidatos que obtiverem menos de 15 (quinze) pontos na prova objetiva não terão as redações corrigidas, sendo considerados reprovados.

4.4- O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido para o seu início, munido do cartão de inscrição e documento de identificação do candidato e caneta esferográfica azul ou preta.

4.5- Os portões dos locais de prova serão fechados rigorosamente às 9 horas, não sendo permitida a entrada do aluno após este horário.

4.6- Cada candidato receberá um Bloco de Provas e um único Cartão-Resposta que não poderá ser rasurado, amassado ou manchado. Em nenhuma hipótese, será substituído por erro do candidato.

4.7- A transcrição das alternativas para o Cartão-Resposta é de inteira responsabilidade do candidato e é obrigatória. Ao receber o Cartão-Resposta, o candidato deverá verificar se as informações ali contidas estão corretas (nome do candidato, curso escolhido e numero de inscrição).

4.8- Não terá direito à revisão de pontos o candidato que não preencher corretamente o seu Cartão-Resposta.

4.9- Após o início da prova, o candidato só poderá ausentar-se da sala de aula se acompanhado de um funcionário.

4.10- Iniciadas as provas, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de aula antes de decorridos 60 minutos. Os três últimos candidatos deverão permanecer juntos na sala de aula, sendo somente liberados quando o último tiver concluído a prova.

4.11- Ao final da prova, o candidato entregará a folha de redação acompanhada do Cartão-Resposta ao Fiscal. O Cartão-Resposta não será aceito, sob qualquer pretexto, após a saída do candidato da sala de aula.

4.12- O candidato só poderá levar o Bloco de Prova (Caderno de Prova) após 2 horas do início da prova.

4.13- Durante a prova não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, papéis, manuais, apostilas, telefone celular, MP3, BIP, Walkman, calculadora, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens.

5- DA EXCLUSÃO NA SELEÇÃO

5.1- O candidato que for descortês com qualquer membro da equipe de apoio e com os fiscais da aplicação da prova.

5.2- O candidato que for responsável por falsa identificação pessoal.

5.3- O candidato que durante a realização da prova for surpreendido em comunicação com outro aluno.

5.4- O candidato que utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação.

5.5- O candidato que não devolver o Cartão-Resposta.

5.6- O candidato que se ausentar da sala de aula sem autorização.

5.7- O candidato que deixar de assinar a lista de presença.

6- DA APRESENTAÇÃO DOS RECURSOS E RESULTADOS

6.1- O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 16 de janeiro de 2012 nos murais da escola e nos meio de comunicação da Secretaria de Educação e Cultura.

6.2- Após a divulgação do gabarito oficial, o candidato poderá recorrer do resultado através de requerimento próprio, cujo modelo se encontra na Secretaria da Escola, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2012.

6.3- Os resultados preliminares serão divulgados através da listagem nominal dos alunos no dia 23 de janeiro de 2012.

6.4- O candidato classificado terá que se apresentar no dia estabelecido para a matrícula, munido dos documentos necessários. Caso não compareça estará desclassificado.

6.5- O recurso deverá ser individual. Será admitido apenas um recurso por questão e disciplina para cada candidato que se julgar prejudicado.

6.6- Caso o candidato julgue-se prejudicado, poderá solicitar revisão da correção da prova objetiva e/ou da redação, no dia 24 de janeiro de 2012, acompanhado de comprovante que fundamente suas alegações.

6.7- O resultado do recurso será divulgado em 25 de janeiro de 2012.

6.8- O resultado final será divulgado no dia 25 de janeiro de 2012, na Secretaria da Escola Politécnica e posteriormente publicada em jornal local.

7- DA MATRÍCULA

7.1- A escolha do turno será efetuada pelo candidato de acordo com a classificação obtida, obedecendo-se ao número de vagas oferecidas, em cada turno para o curso escolhido.

7.2- A matrícula será efetuada na Secretaria Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa, no período de 26, 27, 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2012 das 8 h às 18 horas.

7.3- O candidato classificado terá que apresentar os documentos necessários à efetuação da matrícula, nos dias estabelecidos. O não comparecimento implicará na sua desclassificação.

7.4- As vagas que não forem preenchidas serão disponibilizadas para os candidatos reclassificados em novas listagens, divulgadas pela Secretaria da Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa, a partir do dia 02 de fevereiro de 2012 até o término das vagas oferecidas.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

- CPF;

- RG;

- CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO;

- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUALIZADO;

- 3 FOTOS (3X4) ATUAIS;

- CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO;

- XEROX DA PUBLICAÇÃO DO DIÁRIO OFICIAL;

- HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO;

- DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO (ATUALIZADA COM VALIDADE DE 30 DIAS), PARA OS ALUNOS COMCLUINTES DO ANO DE 2011 OU

- CERTIDÃO DE CONCLUSÃO (ENSINO MÉDIO);

- SEGURO ESCOLAR OU PLANO DE SAÚDE (QUE ATENDA EMERGÊNCIA)

7.5- A matrícula do aluno menor de 18 anos, só será efetuada mediante a presença do responsável legal.

8– DA FORMAÇÃO DE TURMAS

8.1- Fica estabelecido o número mínimo de 35 (trinta e cinco) alunos para a formação de turmas, por turnos.

8.2- Caso não seja atingido o mínimo previsto ou, em caso de desistência de alunos, a turma será extinta e os alunos redistribuídos nas turmas e turnos remanescentes.

8.3- Os candidatos do curso de Guia de Turismo ficam cientes de que os custos com os estágios e visitas técnicas serão de responsabilidade dos mesmos.

9 – DO NÚMERO DE VAGAS.

CURSOS

VAGAS

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA

60

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

40

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

40

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

90

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

60

TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS NATURAL

60

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

60

TÉCNICO EM SECRETÁRIO ESCOLAR

60

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

120

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

40

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

40

TOTAL GERAL

670




QUADRO DEMONSTRATIVO DE VAGAS POR TURNO PARA O ANO LETIVO DE 2012

MANHÃ

TARDE

TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA

60

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

40

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

45

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

60

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

60

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

45

TÉCNICO EM SECRETÁRIO ESCOLAR

60

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

60

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

60

TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS NATURAL

60

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

40

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

60

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

40

TOTAL 325

TOTAL 345

TOTAL GERAL DE NOVAS MATRÍCULAS: 670 VAGAS NOS 02 TURNOS




Um comentário:

  1. Tenhouma pergunta,acertei 17 pontos em multipla escolha,eles me falarão que só ia,corrigir minha redação se eu tirasse 20 pontos,ora mais no edital não vem especificando seria incostitucional?

    ResponderExcluir