terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Concurso de merendeiras - Receitas deliciosas pra você

A SEDUC criou um desafio às merendeiras que atuam nas unidades escolares do município, um concurso de receitas intitulado “Alegria da Merenda”. Muitos deliciosos pratos passaram por nossas escolas e pelo paladar apurado de nossos alunos, que também votaram para eleger a melhor.

O concurso consistia em elaborar um prato diferente das propostas cotidianas e que utilizasse apenas os alimentos fornecidos pelo município para a merenda escolar. Não foi difícil para estas profissionais elaborar a receita, o difícil foi julgar a melhor. As finalistas foram Bobó de Frango, Fígado ao Molho Show, Pudim de Bebida Láctea, Escondidinho de Abóbora, Delícia de Grão, Escondidinho de Aipim com Frango, Arroz Doce Caramelado, Kibe de Pão, Segredinho de Frango e Bobó de Aipim com Frango.

No dia 24 de novembro, as merendeiras finalistas participaram de um belíssimo evento no auditório da Escola Darcy Ribeiro, onde foram votadas e escolhidas as 3 mais apreciadas. Veja as colocações e não deixe de preparar as receitas fornecidas em primeira mão, pra você!

1º lugar:

Escola Municipal Parati

Merendeiras: Maria Elizabete Silva e Leci Souza e Silva

Receita: Escondidinho de Abóbora

Ingredientes

Abóbora

Carne moída

Cheiro verde

Alho

Cebola

Modo de preparo

Refogue a abóbora, deixe cozinhar bem. Coloque o cheiro verde e deixe esfriar. Amasse até dar a consistência de uma massa. Cozinhe a carne moída com temperos (alho, sal, cebolinha e salsa). Unte o tabuleiro com margarina. Faça uma camada de abóbora, uma de carne moída e outra de abóbora. Leve ao forno para gratinar.

2º lugar:

Centro Municipal Mário Revelles

Merendeiras: Adilsa, Marta, Nair, Clementina, Soane, Dulcinéia, Maria José e Débora

Receita: Escondidinho de Aipim com Frango

Ingredientes

Aipim

Alho, Cebola

Salsinha, Cebolinha

Pimentão, Alfavaca

Extrato de tomate

Ovos, Açúcar

Óleo, Arroz

Cenoura, Leite

Modo de preparo

Tempere o frango com sal, alho, cebola, alfavaca, hortelã e pimenta. Cozinhe o aipim, passe no espremedor e reserve. Numa panela, doure o alho e acrescente um pouco do leite; misture o aipim e os ovos e mexa até ficar uma massa homogênea.

Leve o frango ao fogo até dourar. Desfie e faça o molho com salsicha, cebolinha, pimentão, cebola e extrato de tomate. Com o molho pronto, unte o tabuleiro; coloque uma camada de aipim e uma de molho, intercalando. Finalize com uma camada de aipim. Pincele com gema e leve ao forno até gratinar. O prato pode ser acompanhado de arroz e cenoura.

3º lugar:

Escola Municipal José Corrêa da Fonseca

Merendeira: Nerinéia Teixeira da Silva

Receita: Pudim de bebida láctea

Ingredientes

1 copo de leite

1 ½ de pó de bebida láctea (Sabor leite condensado ou coco)

3 ovos

1 pão molhado no leite (opcional)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador. Faça uma calda de açúcar na forma e asse em banho-maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário