segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Restauração da Casa de Cultura é inaugurada em Araruama

A chuva que insistiu em cair na última sexta-feira não foi suficiente para apagar o brilho da festa de inauguração da restauração da Casa de Cultura de Araruama, prédio histórico que abrigou, em 1859, a primeira Câmara Municipal da cidade e em 1871 a antiga Prefeitura do Município. No ano de 1996 houve o tombamento do prédio como Patrimônio Histórico Cultural, tendo como redator o prefeito André Mônica, que na época era vereador.


A Casa de Cultura, localizada na Praça de São Sebastião, no Centro, ganhou o nome de José Geraldo da Conceição Caú, o professor Caú, que foi homenageado devido a sua trajetória no meio cultural, tendo sido responsável pela criação de um grupo de teatro em Cabo Frio e pelo trabalho no Colégio Edmundo Silva em Araruama, onde ensaiou e montou peças teatrais e organizou concursos de poesia, tendo lançado livro com poemas dos alunos. O professor Caú também era artista plástico e escrevia contos.


A viúva do homenageado, a jornalista Renata Castanho e seus filhos Maria Castanho Caú e Bernardo Castanho Caú receberam um Certificado de Honra das mãos do prefeito André Mônica, pelo importante trabalho realizado pelo professor.


O prefeito, juntamente com Vera Pinto Figueiredo, secretária de Educação e Cultura e Ricardo Adriano, subsecretário Municipal de Cultura homenagearam importantes pessoas ligadas à cultura. A Casa de Cultura abrigará o Centro de Memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos; a Oficina de Arte tecelã Regina Righi; Espaços de Arte artesã Márcia Maia e arqueóloga Ângela Buarque e Pinacoteca Municipal Berta Antunes.


- Esta restauração é muito importante para o nosso município, pois estamos resgatando parte da nossa história. A Casa de Cultura é um espaço fundamental para valorização da cultura e dos nossos artistas locais – explicou o prefeito André Mônica.


A inauguração teve apresentação de música, dança, esquetes de teatro e exposições de artes plásticas e visuais que já estão disponíveis para visitação. O evento contou com a participação do deputado Paulo Melo, presidente da Alerj, vereadora Marizete Ramos, presidente da Câmara dos Vereadores, deputado Federal Chico d´Ângelo, André Diniz, representando o Ministério da Cultura, além de secretários municipais e demais autoridades.


No mesmo dia foi inaugurada a decoração do Natal 2011, com o acendimento das luzes decorativas. Os enfeites natalinos estão sendo confeccionados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com utilização de material reciclado, e estão presentes nos cinco distritos da cidade. Também foi inaugurada a iluminação dinâmica da orla da Pontinha e reforma do calçadão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário