quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Emoção na primeira formatura do Curso de LIBRAS

O Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – teve início em 2011, através do projeto “Mãos e Olhos em Busca do Conhecimento”, partindo da necessidade de comunicação entre ouvintes e não ouvintes, em especial nas salas de aula do município. O que parece uma realidade distante, não é. O município recebe cerca de 160 alunos com necessidades educacionais especiais. A solução foi preparar educadores e equipe gestora para atender a esse público.

A curso teve início em março. Foram aproximadamente 60 cursistas, distribuídos em duas turmas, uma delas aos sábados para ampliar as possibilidades de participação. As aulas finalizaram com uma belíssima e emocionante formatura, ontem, 28 de dezembro.

O evento com a presença da secretária de educação,Vera Maria, da diretora de Ensino, Lycia Porto, da coordenadora do setor de Inclusão Rita de Cássia e do professor do Curso de LIBRAS, Eduardo Fontoura, além de familiares dos formandos.

Vera Maria discursou emocionada sobre o privilégio de poder realizar em sua gestão um trabalho tão importante para o município: “Acredito que este é um grande passo que Araruama deu para a Inclusão. ‘Saímos do papel’ com a ideia de incluir o educando dando suporte ao educador. Vamos lutar para que todas as escolas estejam preparadas para receber este público com o carinho e a atenção que merece.” Diz ainda: “Quando a equipe da escola está preparada para receber alunos e familiares surdos, torna-se muito mais receptiva, ampliando as possibilidades de adaptação na unidade escolar e, em especial, o acesso do aluno ao conhecimento.”

E vem mais por aí! As inscrições estão abertas para a formação de novas turmas para 2012. Os interessados poderão se inscrever ou conhecer melhor sobre o trabalho realizado nas escolas através do setor de Inclusão. Dirija-se a SEDUC e procure por Luciana Correa ou Fátima Correia. Se preferir faça contato pelo telefone (22)2665-4276, ramal 216.

A SEDUC fica localizada na Avenida Araruama, 1111 – Parque Hotel, Araruama/RJ, no prédio do Shopping Pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário