quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Seis escolas de Araruama comemoram a conquista do selo “Escola Solidária”

O projeto Selo Escola Solidária foi criado em 2003 pelo Instituto Faça Parte em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONCED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), da qual a secretária de Educação de Araruama, Vera Maria, faz parte, além da UNESCO, OIE e UNICEF. Tem por objetivo identificar, reconhecer e fortalecer as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.

No Estado do Rio 206 escolas, públicas e privadas foram premiadas com o selo, seis delas de Araruama, sendo uma estadual, uma particular e quatro da rede municipal (João Brito, Anderson Domingues de Oliveira, João Vasconcellos e Praça Escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos). A média estadual foi de 2,2 escolas premiadas por município.

A Escola Municipal João Brito recebeu o selo pelo projeto “O Canto da Paz”, que trabalha o despertar para valores importantes como cidadania, solidariedade, amizade e fraternidade através de projetos culturais, trabalho voluntário e outras atividades. Ao todo, 200 alunos participam do projeto.

Na Escola Anderson Domingues de Oliveira, o selo foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido por cerca de 200 alunos, no projeto “Aprendendo a conviver com o outro”, que trabalha questões como ética e cidadania através de debates, palestras e trabalhos voluntários, entre outros.

Já a Escola Municipal João Vasconcellos ganhou o selo através do projeto “Pequenos Cidadãos”. Cerca de 65 alunos trabalharam a formação pessoal e social, e cidadania através da realização de trabalhos em grupo distribuídos em diferentes atividades como aula de reforço, educação física, recreação, sala de leitura, oficina de artes e capoeira.

E a Comandante Sérgio Ribeiro foi agraciada pelo projeto “Escola e Comunidade: uma parceria de sucesso”, envolvendo 758 alunos em atividades em projetos sociais como xadrez, capoeira, aula de dança, aula de violão, teatro, aula de reforço, conscientização ambiental e resgate da história local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário