terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Proerd forma mais 350 alunos em Araruama

Cerca de 350 crianças e adolescentes das escolas municipais Margarida Trindade de Deus, Professor Carlos Leal e Parati, em Araruama, participaram, hoje de manhã, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd – ministrado por policiais do 25º Batalhão da Polícia Militar, com apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. A solenidade aconteceu na sede da Primeira Igreja Batista de Araruama (Piba), e contou com a presença dos pais e professores dos estudantes, além dos secretários de Planejamento, Florivaldo Félix da Costa, e Transporte, Célio Saraiva; da Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Sueli de Souza Lima; do representante do Conselho Tutelar, Geovani Vieira Alcântara e dos PMs, sargento Gilmar Silva Marzulo, sargento Nunes, cabo Vinícius e cabo Júlio.

Criado em 1992, o Proerd foi implantado pela Polícia Militar para ser uma ferramenta de apoio no combate às drogas, propondo a redução do consumo entre crianças e adolescentes, estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública, através da informação. É um trabalho que envolve a polícia, a escola e a família, segundo informou o sargento Gilmar Silva Marzulo.

- Essa parceria é muito importante para o sucesso do programa porque, sem a família, o Proerd não tem qualquer efeito. Nós plantamos a semente, mas quem tem a obrigação de regá-la são os pais, ouvindo seus filhos, tirando suas dúvidas, e alertando-os para as adversidades que vão surgindo ao longo da vida – explicou.

Representando o prefeito André Mônica, a secretária de Educação Vera Maria Pinto de Figueiredo lembrou que, ao todo, sete turmas já se formaram no Proerd em Araruama, num total de mais de 5 mil estudantes capacitados. A próxima turma a se formar será da escola de Sobara.

- Infelizmente, nossos jovens estão expostos, de forma desumana, à abordagem das drogas. E nós, pais e educadores, não temos competência técnica para abordar este assunto porque nos falta conhecimento. E essa competência técnica nos chega, de forma perfeita, através do Proerd. E devo confessar que desde que o programa foi implantado em Araruama, tenho acompanhado de perto os efeitos positivos que ele tem gerado.

O secretário municipal de Segurança, Major Marco Aurélio Vollmer, lembrou que está na PM há 22 anos, e presenciou o nascimento do Proerd. “Posso afirmar que, efetivamente, este é o melhor projeto já implantado pela polícia, porque todos policiais que fazem parte são devidamente capacitados”. O Major lembrou, ainda, que desde 92 cerca de 14 milhões de crianças e adolescentes já passaram pelo Proerd em todo o Brasil, e em todo o mundo o projeto é realizado em 48 países.

Durante a solenidade de formatura, os jovens receberam certificados de conclusão, fizeram um juramento especial, e apresentaram a canção do Proerd, que ganhou uma versão especial, em funk, apresentada pelos alunos da Escola Municipal Carlos Leal.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araruama

Nenhum comentário:

Postar um comentário