sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alunos da Politécnica visitam obras municipais

Alunos da Escola Politécnica de Araruama participaram, ontem, do projeto “Roteiro das Realizações”. O projeto conta com o envolvimento de diversas secretarias do Governo, e tem por objetivo apresentar as principais obras do governo André Mônica, numa espécie de prestação de contas, além de promover uma pesquisa de necessidades e satisfação junto à população. A visita de lançamento do projeto, que acontece toda quinta-feira, ocorreu na semana passada com integrantes do grupo da terceira idade.

Às 8 horas da manhã os estudantes já estavam reunidos em frente à Prefeitura Municipal de Araruama. Divididos em grupos, eles representavam todos os cursos da Politécnica. Em cinco horas de passeio, os alunos visitaram quase 50 obras e projetos em diversos pontos da cidade. Logo no ponto de partida, eles conheceram a sede do Procon, instalado no município durante o governo André Mônica, e conheceram a nova realidade da Avenida John Kennedy, que após obras de drenagem, deixou de ser um problema para a população em dias de chuva. O mesmo alívio está chegando aos moradores do bairro XV de Novembro, onde os alunos fizeram a primeira parada para conhecer a obra de drenagem mais de perto.

- Antigamente as águas escoavam por duas manilhas de 60 centímetros de diâmetro, cada uma. E isso funcionava como um funil, que não deixava a água escoar e causava os alagamentos. Hoje estamos colocando trocando por duas manilhas de um metro de diâmetro, cada uma, ou seja, aumentamos o espaço de passagem da água, que terá um fluxo mais rápido – explicou um dos encarregados da obra, que terá um total de 1.200 metros lineares de manilha, e custo de cerca de R$ 800 mil em convênio com o Governo do Estado. Esta, no entanto, não é uma obra realizada apenas no XV de Novembro. Segundo a sub-secretária de Serviços Públicos, Sheila Raposo, vários pontos de Araruama já receberam, ou estão recebendo investimentos em drenagem, como Areal, Regamé, Fazendinha, Parati, Praia Seca entre outros.

Outra parada foi feita na Escola Municipal João Vasconcellos, que passou por obras de reforma e ampliação, ganhando 14 novas salas de aula. Na mesma parada os alunos da Politécnica conheceram a recém-inaugurada Casa de Convivência, o Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) e a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), e ainda foram apresentados a novos projetos, que farão aquela área ser conhecida como “Cidade da Criança”, já que passará a contar com uma creche construída num terreno ao lado da escola, e a Praça do PAC, que será o maior complexo de esporte e lazer de Araruama, num terreno entre a escola e a Casa de Convivência. O início das obras está previsto para ainda este ano.

O distrito de São Vicente de Paulo também recebeu a visita dos estudantes, que conheceram as obras de reforma e remodelação do terminal rodoviário, orçada em pouco mais de R$ 293 mil. Segundo Sheila Raposo, o projeto também prevê a padronização das calçadas no entorno da rodoviária. Ainda em São Vicente, outra parada foi feita na Escola Municipal Edemundo Pereira de Sá Carvalho, construída pelo prefeito André Mônica e entregue à população este ano, durante as comemorações de 152 anos de Araruama. Ao lado do prédio, os alunos visitaram a construção do Centro de Esportes e Lazer, que terá, entre outras coisas, quadras poliesportivas, de areia e grama sintética, além de uma piscina aquecida coberta. Lúcia Beatriz, aluna do curso de enfermagem, na Politécnica, começou o passeio mostrando desapontamento com o governo, mas chegou ao final completamente entusiasmada.

- Estou numa mistura de êxtase, com surpresa, com alegria, com felicidade... Eu tinha uma imagem muito negativa do governo André Mônica porque não sabia de nada disso. Sempre achei que ele não tivesse feito absolutamente nada pela cidade durante todo esse tempo. Mas esse passeio mudou completamente minha visão. E mais: percebi que a figura do André vai além da política: ele é humano, porque essas obras que vimos no passeio são para o povo, e o povo realmente merece. Estou emocionada – comentou.

Ao final do passeio, os alunos tiveram um encontro com o prefeito André Mônica, que falou, ainda, de outros projetos para Araruama. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wancler Marinho, aproveitou para lembrar que “quem quiser participar deste projeto, é só entrar em contato através dos telefones (22) 2665-2127 ou 7811-4348”. Entre uma parada e outra, os estudantes conheceram diversas outras obras e projetos:

Educação:

- reforma e ampliação da Escola Municipal Darcy Ribeiro, com conclusão do Ginásio de Esportes, na Praia do Hospício; reforma e ampliação das Escolas Municipais Sinval Pinto de Figueiredo, João Nunes, Ponta do Capim, Brunno Barreto Nametala, Mário Buchema; reforma da Casa do Futuro; reconstrução da Escola Municipal Nairzinho; reforma da Escola Municipal Mário Revelles; reforma e ampliação da Creche Norma.

Cultura

- ampliação da Biblioteca Municipal (Praça Antônio Raposo) e reforma da Casa de Cultura

Esporte e Lazer

- Praça Zélio Ribeiro, no Corte; Praça Santo Antonio, no Viaduto; nova Praça de Eventos da Pontinha (projeto aprovado para 2012); Praça Alício Figueiredo, em Boa Perna; quadra de grama sintética Elísio Nunes de Araújo, de Itatiquara; quadra de grama sintética ao lado do Parque de Exposições; Praça do loteamento Alves Branco, na Fazendinha; Praça Almeci Jorge da Cunha, em Norival Carvalho

Infraestrutura

- Recapeamento de ruas e avenidas (Bernardo Vasconcelos, Melvin Jones, Oscar Clark, Nilo Peçanha, Protógenes Guimarães, Princesa Isabel, D. Pedro II, Nilo Viana, Dr Ernani); drenagem e pavimentação da rua República do Chile; drenagem, urbanização, iluminação e pavimentação da Avenida Glasdtone José de Oliveira; pavimentação da Avenida Mário Vasconcelos (Beira Rio); pavimentação ligando a Avenida Princesa Isabel (São Vicente) à praça Almeci Jorge da Cunha (Norival Carvalho); reforma e remodelação da Praça Mário Castanho e Avenida Getúlio Vargas; iluminação dinâmica de toda a orla da Lagoa de Araruama; reforma e remodelação do Mercado Municipal; reforma e ampliação do Mercado Produtor; reforma e pavimentação do Parque de Exposições

Meio Ambiente

- cinturão coletor de esgoto na Praia do Hospício; dragagem dos rios Mataruna e Limão, e do Canal do Peixe; saneamento de Praia Seca

Saúde

- PSF de Praia Seca; reestruturação e ampliação do Centro Integrado Materno Infantil (CIMI); reforma e reestruturação do Hospital São Silvestre; projeto Rio Imagem (Praça Antônio Raposo); reforma do Posto de Saúde de Itatiquara; novo consultório odontológico em Itatiquara (anexo ao PS); reforma e estruturação do Hospital de São Vicente; UPA 24 horas; Hospital Regional (funcionamento integrado com a UPA); Centro de Terapia Renal (convênio)

Outros

- Centro de Vistoria e Habilitação do Detran; implantação da Coordenadoria da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário