quarta-feira, 22 de junho de 2011

Programa Estrada para a Cidadania em Braille

No dia 15/06, na sede da CCR Ponte, na Ilha da Conceição, em Niterói, aconteceu a 1ª Oficina de Capacitação em Braille realizada pelo Grupo CCR para o uso do conteúdo pedagógico do Programa Estrada Para a Cidadania.

Cerca de 40 professores de 11 municípios participaram do curso, oferecido pelas concessionárias da ViaLagos, Ponte e NovaDutra, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação para atender aos alunos do 4ª e 5ª anos do ensino fundamental, com deficiência visual.

Ministrada por especialistas da Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Oficina foi voltada para sensibilização e vivências em atendimento, abordagem, linguagem e relacionamento com as pessoas com deficiência visual. Os educadores receberam orientação sobre o conteúdo pedagógico de Educação Para o Trânsito e Meio Ambiente, sugestões de exercícios, trabalhos e atividades do programa em sala de aula e extracurriculares. O objetivo é que proporcionem condições para um desenvolvimento pleno dos alunos, visando a inclusão social dessas crianças.

O Programa chega pronto às secretarias de educação: as concessionárias oferecem gratuitamente os livros dos alunos, as oficinas de capacitação e os livros dos professores. Com isso, as crianças do 4º ano de escolas públicas passam a ter em sua grade curricular, a matéria Educação Para o Trânsito e os alunos do 5º ano recebem orientações sobre Educação Ambiental.

No âmbito de atuação são beneficiadas 8.800 crianças e 360 professores nos municípios de Rio Bonito, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

O município de Araruama foi representado pela Coordenadora da Formação Estrada para a Cidadania, Marisa de Moura Teixeira e a representante da Divisão de Educação Especial e Inclusiva Luciana Ribeiro Cardoso Corrêa.

Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araruama, habilitando educadores em prol da qualidade do ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário