A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média. É uma festa católica que conta com a tradicional missa, a procissão e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
Corpus Christi é comemorado no Brasil desde a chegada dos portugueses, que também trouxeram a tradição de fazer os tapetes com folhas e flores. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares aonde chegaram seus imigrantes.
Por todo o Brasil, existem os tradicionais tapetes com os mais diversos materiais. Em Araruama, devido às salinas e a facilidade de utilização de seu produto, o tapete é feito com sal e tinta, formando uma bela e colorida passarela. É confeccionado por escolas, entidades religiosas, empresas, famílias tradicionais.
Este ano, o tradicional Tapete de Sal traz como tema “O Meio Ambiente”.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura já disponibilizou o material necessário para a confecção dos tapetes e comunica que a partir das 20 horas de quarta-feira, 22 de junho, o local estará liberado para início dos trabalhos.
Nossos contatos
comunicacaoseducararuama@gmail.com
(22)9927-3221/8112-5837/2665-4276
Nenhum comentário:
Postar um comentário